Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96125
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.advisorMarcelino, Maria José Patrício-
dc.contributor.authorMoreira, Maria Jesus Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:05:45Z-
dc.date.available2021-10-25T22:05:45Z-
dc.date.issued2021-09-15-
dc.date.submitted2021-10-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96125-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO design vai além da estética, deve ser sempre funcional.O contexto atual do ensino-aprendizagem é fruto de um longo processo histórico. As estruturas de ensino têm evoluído com o tempo e derivado às novas tecnologias, as mudanças têm ocorrido em função de soluções mais atuais e desenvolvidas. O processo tradicional de ensino e aprendizagem foi substituído em parte por novas atividades suportadas por tecnologias em crescimento. É o caso dos LMS (Sistemas de Gestão de Aprendizagem), sendo plataformas de aprendizagem digital com a ajuda destes existe a possibilidade de implementar novas metodologias de trabalho e aprendizagem. É nesta vertente que o design ganha força, pois este permite criar soluções centradas no utilizador e com foco na experiência e contexto em que se inserem. Posto isto, este projeto tem como objeto de estudo os Sistemas de Gestão de Aprendizagem, onde visa entender as ideologias inseridas na educação e na aprendizagem presentes nesse tipo de plataformas, para que seja possível o desenvolvimento de uma solução que permita a professores e alunos uma nova forma de gerir atividades de uma disciplina. A conceptualização prática desta dissertação estará incorporada numa plataforma LMS que suporte um modelo diferenciador na gestão de atividades de aprendizagem centradas no contexto. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma que permita a criação de atividades, por um lado com diversos percursos para o participante – criados previamente pelo professor através de uma rede de atividades – e pelo outro lado que permita que esses percursos sejam individuais e adequados a cada utilizador. É pretendida uma proposta de design que responda a estas necessidades com base em metodologias fundamentadas de design de serviços, design de identidade, design de interação e outras metodologias que complementam este projeto.por
dc.description.abstractDesign is more than aesthetic it must have a function.The current context of teaching-learning is the result of a long historical process. Teaching structures have evolved and, due to new technologies, more current and developed solutions are being sought. The traditional teaching and learning process has been replaced in part by new technology-supported activities. This is the case of LMS (Learning Management Systems), digital learning platforms that offer a possibility to implement new work and learning methodologies.This is where design stands out, as it allows you to create user-centric solutions with a focus on the experience and context in which it operates. That said, this project has as its object of study the Learning Management Systems, to understand how ideologies inserted in education and learning present in this type of platforms so that it is possible to develop a solution that allows teachers and students a new way to manage activities of a discipline.The practical conceptualization of this dissertation will be incorporated in an LMS platform that supports a differentiating model in the management of context-centered learning activities. A platform was developed that allows the creation of activities. On the one hand with several paths for the creator – previously created by the teacher through an activity diagram – and the other that allows these paths to be individualized and suitable for each user.A design proposal that responds to these needs is expected based on service design methodologies, identity design, interaction design, and other methodologies that complement this project.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectDesign de Serviçospor
dc.subjectDesign de Interaçãopor
dc.subjectIdentidade Visualpor
dc.subjectPlataforma de Ensinopor
dc.subjectLMSpor
dc.subjectService Designeng
dc.subjectInteraction Designeng
dc.subjectVisual Identityeng
dc.subjectLearning Platformeng
dc.subjectLMSeng
dc.titleSistema de Gestão de Aprendizagem focado no Contexto — Caso exemplo de Design de Serviçospor
dc.title.alternativeLearning Context Management Systems — A Service Design Caseeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI - FCTUC-
degois.publication.titleSistema de Gestão de Aprendizagem focado no Contexto — Caso exemplo de Design de Serviçospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202777995-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMoreira, Maria Jesus Rodrigues::0000-0001-7709-1703-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
uc.degree.elementojuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
uc.contributor.advisorMarcelino, Maria José Patrício-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação-Maria Moreira 2016244493.pdf30.57 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

125
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

307
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons