Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/95952
Título: A memória ensina ou ensina-se a memória?
Outros títulos: Does memory teach or can memory be taught?
Autor: Vecchi, Roberto 
Data: 27-Mar-2021
Editora: Memoirs, CES
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/648624/EU 
PTDC/LLT-OUT/7036/2020 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Memoirs Newsletter
Número: 127
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A relação entre a memória e a educação é, no mínimo, exigente. Educar significa, sobretudo, sensibilizar sobre como aprender do passado e pensar assim na sua atualização, também através de disciplinas específicas, como por exemplo a História. Mas será suficiente esta consideração tão imediata, que assume uma óbvia contiguidade entre o que herdamos do passado e o que transmitimos como conhecimento? A resposta é complexa.
The relationship between memory and education is demanding, to say the least. Educating means, above all, sensitizing about how to learn from the past and, thus, thinking about its updating, also through specific disciplines, such as History. But is this so immediate consideration sufficient, which assumes an obvious contiguity between what we have inherited from the past and what we transmit as knowledge? The answer is complex.
Descrição: MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624); MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial
URI: https://hdl.handle.net/10316/95952
ISSN: 2184-2566
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Memoirs Newsletter

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MAPS_MEMOIRS_newsletter_127_RV_pt.pdf861.94 kBAdobe PDFVer/Abrir
MAPS_MEMOIRS_newsletter_127_RV_en.pdf861.92 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

130
Visto em 9/abr/2024

Downloads

50
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.