Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95838
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dc.contributor.advisorSouza, Dileno Dustan Lucas de-
dc.contributor.authorEvangelista, Simone de Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-28T15:13:32Z-
dc.date.available2021-09-28T15:13:32Z-
dc.date.issued2016-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95838-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirospor
dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada “Mais Educação: Para além da Ampliação do Tempo e Es- paço” partiu do interesse em refletir acerca de uma proposta de Educação Integral em Tempo Integral emancipatória, na qual a preocupação principal está em compreender e sistematizar uma rede de conhecimentos com base nas alternativas e potencialidade desenvolvidas através das atividades oferecidas e relacionadas à proposta de uma Educação Integral em Tempo Integral e se estas possuem uma relação com a realidade dos sujeitos envolvidos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a política de educação integral da Secretaria de Educação a partir do Programa Mais Educação - PME na Escola Municipal Bom Pastor, e como se deu sua implementação. Enquanto objetivo específico procurou-se identificar que tipo de suporte este Programa oferece para a Educação Integral, bem como verificar como se dá a ampliação do tempo e as condições físicas de aprendizagem. A metodologia utilizada está fundamentada no princípio da pesquisa de campo com abordagem qualitativa cuja estratégia é o estudo de caso, compreendendo a ciência como produto humano, para envolver o processo histórico, realizando crítica e visando construir uma nova síntese no plano do conhecimento e da ação, por meio de análise bibliográfica, entrevistas, e análise documental. Assim, a partir da análise desenvolvida, concluímos que a Educação Integral em Tempo Integral oferecida pela Secretaria de Educação, ainda tem uma longa caminhada a seguir e a implementação do PME foi um ganho para as escolas, no que diz respeito aos recursos financeiros destinados para o desenvolvimento de atividades diversificadas e compras de materiais. Favorecendo assim, a organização escolar para além da ampliação do tempo e espaço, contribuindo para a formação do sujeito, aumentando suas oportunidades de forma significativa e emancipadora.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt
dc.subjectTempo Integralpt
dc.subjectGestão Educacionalpt
dc.titleMais Educação: para além da ampliação do tempo e espaçopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationUniversidade Federal de Juiz de Forapt
dc.date.embargo2016-05-01*
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
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