Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95545
Title: Otimização da embalagem de expedição com vista à redução dos custos logísticos e de materiais
Other Titles: Optimization of shipping packaging in order to reduce logistical and material costs
Authors: Lourenco, Joao Diogo David
Orientador: Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes
Keywords: Otimização; Embalagem; Redução de Custos; Logística; Cadeia de Abastecimento; Optimization; Packaging; Cost Reduction; Logistics; Supply Chain
Issue Date: 23-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Otimização da embalagem de expedição com vista à redução dos custos logísticos e de materiais
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: Num meio industrial, altamente e cada vez mais competitivo, como a indústria automóvel, é necessário garantir que existe o máximo de eficiência nos processos desenvolvidos ao longo de toda a cadeia de abastecimento, através da redução de custos e do aumento do nível do serviço prestado ao cliente. Em função desse fator, surge esta dissertação realizada na área do Supply Chain do Grupo Elastomer Solutions que tem como objetivo, a otimização da embalagem de expedição com vista à redução de custos logísticos e de materiais, através do redimensionamento da mesma. Paralelamente e de modo a simularem-se novas alternativas para o redimensionamento da embalagem, sem que exista, a necessidade de as simular fisicamente – devido ao tempo despendido e custos associados – surgiu a necessidade de se criar uma ferramenta com base num modelo/algoritmo que tenha como objetivo estimar o número de peças que cada embalagem pode acomodar, e que tenha em consideração diversas variáveis como, o tipo de material da peça, a sua forma geométrica e densidade, e que considere ainda as diferenças técnicas e regulatórias, de fábrica para fábrica, do Grupo Elastomer Solutions. A abordagem ao problema passou pela realização de um diagnóstico, no qual houve a criação de uma base de dados que indicasse os desvios – entre a ferramenta atual e a realidade - de todas as peças analisadas, de modo a transformar esse mesmo desvio, que à partida seria um problema, numa oportunidade, aproveitando ainda, para recolher o máximo de dados possíveis, acerca das peças e das embalagens. Posteriormente, foi também realizada uma análise aos requisitos dos clientes, de modo a avaliar as limitações a que o redimensionamento da embalagem, tem que respeitar, para que seja exequível.Como resultado, obteve-se uma avaliação do potencial da redução de custos superior a 20%, fruto da otimização da embalagem de expedição, que resulta na alteração da embalagem em 14 e 26 peças nas unidades industriais de Portugal e de Marrocos, respetivamente, sendo que o projeto se encontra na fase de implementação. Conjuntamente, a ferramenta já se figura em pleno funcionamento após ser devidamente testada e validado pelos engenheiros de cotações da Elastomer Solutions, corroborando a mensuração das melhorias obtidas em comparação com a ferramenta que estava, anteriormente, em utilização.
In a highly and increasingly competitive industrial environment, as the automotive industry, it is necessary to ensure that there is maximum efficiency in the processes developed throughout the Supply Chain, by reducing costs and increasing the level of service provided to the customer. As a result of this factor, this dissertation, carried out in the Supply Chain area of the Elastomer Solutions Group, aims to optimize the shipping packaging in order to reduce logistics and materials costs by resizing it. In parallel, and in order to simulate new alternatives for resizing the packaging, without necessarily having to physically simulate them - due to the time and costs involved - the need arose to create a tool based on a model/algorithm which aims to estimate the number of parts that each package can accommodate, and which takes into account several variables such as the type of material of the part, its geometric shape and density, and which also considers the technical and regulatory differences, from factory to factory of the Elastomer Solutions Group. The approach to the problem, went through the realization of a diagnosis, in which, there was the creation of a database that indicated the deviations - between the current tool and the reality - of all the analyzed parts, for the purpose of transforming this same deviation, seen as in an initial problem, in an opportunity. Taking advantage of this way, to collect as much data as possible about the parts and packaging. Subsequently, an analysis of the customers' requirements was also carried out in order to assess the limitations that the resizing of the packaging has to follow in order to be feasible.As a result, an assessment of the potential cost reduction of over 20% was obtained, due to an optimization of the shipping packaging. This resulted in a change of the packaging in 14 and 26 parts in the industrial units in Portugal and Morocco, respectively. The project is now in its implementation phase. Relatively to the tool, it is already fully operational after being duly tested and validated by Elastomer Solutions' quotation engineers, corroborating the measurement of the improvements obtained in comparison with the tool that was previously in use.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/95545
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação João Lourenço.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons