Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95111
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
dc.contributor.authorMarques, Maria Rita Cavaco-
dc.date.accessioned2021-06-24T22:00:30Z-
dc.date.available2021-06-24T22:00:30Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.date.submitted2021-06-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/95111-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe aim of this report is to present the work developed during the master de-gree curricular training in Ciências da Educação of Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação at Universidade de Coimbra (FPCE-UC).This training ocurred during the school year 2019/2020, in the Associação Akto-Direitos Humanos e Democracia and, in great part, in it’s project of straight action in the fight against Human being traffic (TSH), the Centro de Acolhimento e Proteção (CAP) de Crianças e Jovens Vítimas de TSH.In this area, the intervenction was socialeducational and had its basis on a group of education actions for Social Rights and citizenship, of autonomy and personal well-being promotion and socialeducational animation among eight residented children and youngsters .Along this document activities performed in the Akto association and in the host center are presented, as well as the investigation projects performed in the area of Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) from the FPCE-UC.The human rights thematics (DH), as well as the TSH phenomenon and the host resi-dential children and teenagers victims of TSH , constituted thematic axes of inter-vention reasoning.To what concerns the contribute given in the Akto association, it was related with the Education for Human Rights and Citzenship, through the planification and execution of explaining sessions, workshops and sensibilization actions at schools and other educati-onal spaces approaching themes such as gender equalities, people traffic, sexual he-alth and others.eng
dc.description.abstractO presente relatório pretende apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do está-gio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ci-ências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Este estágio decorreu no ano letivo 2019/2020, na associação Akto-Direitos Humanos e Democracia e, em grande parte, no seu projeto de ação direta na luta contra o Tráfico de Seres Humanos (TSH), o Centro de Acolhimento e Proteção (CAP) de Crianças e Jovens Vítimas de TSH. Neste âmbito, a intervenção foi socioeducativa e pautou-se por um conjunto de atua-ções de educação para os Direitos Humanos e Cidadania, de promoção da autonomia e do bem-estar pessoal e social e de animação socioeducativa, junto das 8 crianças e jovens residencializadas. Ao longo deste documento, são apresentadas as atividades realizadas na asso-ciação Akto e no seu Centro de Acolhimento, assim como os projetos de investigação e intervenção realizados no âmbito do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da FPCE-UC. As temáticas dos Direitos Humanos (DH), assim como o fenómeno do TSH e do acolhimento residencial de crianças e jovens vítimas de TSH, constituíram-se como eixos temáticos de fundamentação da intervenção. Ainda referente ao contributo dado na associação Akto, este relacionou-se com a Educação para os Direitos Humanos e para a Cidadania, através da planificação e execução de sessões de esclarecimento, oficinas e ações de sensibilização em escolas e outros espaços educativos, abordando temáticas como a Igualdade de Género, o Trá-fico de Pessoas, a Saúde Sexual, e outras.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDireitos Humanospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectTráfico de Seres Humanospor
dc.subjectHuman Rightseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectHuman Traffickingeng
dc.titleEducação para os Direitos Humanos e Cidadania: Intervenção em contexto escolar e de acolhimento residencial de crianças e jovens vítimas de Tráfico de Seres Humanospor
dc.title.alternativeEducation for Human Rights and Citizenship: Intervention in the school and residential context of children and young people victims of Human Traffickingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAkto- Direitos Humanos e Democracia-
degois.publication.titleEducação para os Direitos Humanos e Cidadania: Intervenção em contexto escolar e de acolhimento residencial de crianças e jovens vítimas de Tráfico de Seres Humanospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202734595-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Maria Rita Cavaco::0000-0003-1597-6391-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.contributor.advisorPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4365-638X-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio FINAL- Maria Rita Marques.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons