Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/948
Título: Avaliação da aplidão musical em crianças do 1o. Ciclo de escolaridade: aferição do teste «intermediate measures of music audiation» (I.M.M.A.) para a área educativa de Lisboa
Outros títulos: In this study I investigate the suitability of the test Intermediate Measures of Music Audiation (IMMA) as a measure of developmental music aptitude for portuguese children
Autor: Silva, Helena Maria Ferreira Rodrigues da 
Palavras-chave: Avaliação Psicológica
Data: 1998
Resumo: Neste estudo foi investigada a adequabilidade de utilização do teste Intermediate Measures of Music Audiation (IMMA) para a população portuguesa, como instrumento de avaliação da aptidão musical desenvolvimental. Foram efectuados estudos preliminares e feita uma primeira apreciação das qualidades psicométricas do teste. Na investigação final participaram 1133 crianças, distribuídas pelos 4 anos do 1o. Ciclo de escolaridade. Foi seleccionada uma amostra parcial com a qual se realizou um estudo longitudinal de validade preditiva. O teste demonstrou qualidades psicométricas aceitáveis. A amostra, constituída por crianças da área educativa de Lisboa, revelou características diferentes da amostra de padronização pelo que foram extraídas normas locais. O estudo longitudinal revelou qualidades de validade preditiva bastante elevadas e dados que suportam o conceito desenvolvimental da aptidão musical. Adicionalmente foram recolhidos dados de natureza qualitativa a partir dos quais foi possível estabelecer algumas reflexões sobre a natureza da aptidão musical.
URI: https://hdl.handle.net/10316/948
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.