Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/948
Título: | Avaliação da aplidão musical em crianças do 1o. Ciclo de escolaridade: aferição do teste «intermediate measures of music audiation» (I.M.M.A.) para a área educativa de Lisboa | Outros títulos: | In this study I investigate the suitability of the test Intermediate Measures of Music Audiation (IMMA) as a measure of developmental music aptitude for portuguese children | Autor: | Silva, Helena Maria Ferreira Rodrigues da | Palavras-chave: | Avaliação Psicológica | Data: | 1998 | Resumo: | Neste estudo foi investigada a adequabilidade de utilização do teste Intermediate Measures of Music Audiation (IMMA) para a população portuguesa, como instrumento de avaliação da aptidão musical desenvolvimental. Foram efectuados estudos preliminares e feita uma primeira apreciação das qualidades psicométricas do teste. Na investigação final participaram 1133 crianças, distribuídas pelos 4 anos do 1o. Ciclo de escolaridade. Foi seleccionada uma amostra parcial com a qual se realizou um estudo longitudinal de validade preditiva. O teste demonstrou qualidades psicométricas aceitáveis. A amostra, constituída por crianças da área educativa de Lisboa, revelou características diferentes da amostra de padronização pelo que foram extraídas normas locais. O estudo longitudinal revelou qualidades de validade preditiva bastante elevadas e dados que suportam o conceito desenvolvimental da aptidão musical. Adicionalmente foram recolhidos dados de natureza qualitativa a partir dos quais foi possível estabelecer algumas reflexões sobre a natureza da aptidão musical. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/948 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Mostrar registo em formato completo
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.