Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94866
Title: AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES E A INSERÇÃO LABORAL DOS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Other Titles: THE SCHOOL TRAJECTORIES AND THE LABOUR INSERTION OF YOUNG PEOPLE IN SITUATIONS OF SOCIAL VULNERABILITY
Authors: Silva, Alexandra Vanessa Maltez
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Keywords: Juventude; Vulnerabilidade Social; Trajetória Escolar; Inserção Laboral; Youth; Social Vulnerability; School Trajectory; Labor Insertion
Issue Date: 3-Dec-2020
Serial title, monograph or event: AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES E A INSERÇÃO LABORAL DOS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A juventude é um período intermédio, temporário e transitório no ciclo da vida e geralmente está associado à fase de finalização do percurso educativo, à entrada no mercado de trabalho e, por consequência, com o período que dá início ao afastamento da família por via da concretização da independência social, económica e habitacional. Na sociedade moderna existe a possibilidade de criar oportunidades através do sistema de educação e do mercado profissional, porém, pode existir também uma vulnerabilidade nestes campos devido aos contextos sociais, às condições estruturais e à interdependência e sequência entre as transições para a vida adulta. Na presente dissertação pretendemos compreender o apoio e oportunidades geradas pelo Programa Escolhas para melhorar a trajetória escolar e a inserção laboral dos jovens que têm características de vulnerabilidade social, e por sua vez, captar as experiências dos jovens no Programa Escolhas. Esta é uma investigação qualitativa de carácter exploratório e a técnica de recolha de dados utilizada é a análise documental. Para tal, o campo de análise empírica são as Revista Escolhas, os Relatórios de Atividades e o Relatório de Avaliação Externa - 5.º Geração disponíveis na página eletrónica oficial do Programa Escolhas. Após a pesquisa, escolha e organização dos documentos realiza-se a grelha de análise documental detalhando a informação pretendida em conformidade com os objetivos da investigação, neste sentido, é exposto os dados recolhidos e efetuada a análise dos resultados. Com a realização deste estudo, conclui-se que o Programa Escolhas realiza um trabalho importante e essencial com as crianças e jovens que têm características de vulnerabilidade social e estes valorizam a sua presença e apoio para ultrapassarem as suas adversidades escolares e laborais. A informação recolhida revela que o Programa Escolhas se concentra em inovadoras e eficazes atividades para os jovens alcançarem o sucesso escolar e integrar o mercado de trabalho, na medida em que correspondem e satisfazem as problemáticas destes e referem a sua experiência no Programa como fundamental e positiva.
Youth is an intermediate, temporary and transitory period in the life cycle and is generally associated with the finalization of the educational path, the entry into the labour market and, consequently, with the period that begins the removal of the family through the realization of social, economic and housing independence. In modern society there is the possibility of creating opportunities through the education system and the professional market, but there may also be a vulnerability in these fields due to social contexts, structural conditions and the interdependence and sequence between transitions to adulthood. In this dissertation we intend to understand the support, opportunities and motivation generated by the Choices Program to improve the school trajectory and the work insertion of young people who have characteristics of social vulnerability, and in turn, capture the experiences of young people in the Choices Program. This is a qualitative exploratory research and the data collection technique used is documentary analysis. To this end, the empirical analysis field is the Choices Magazine, the Activity Reports and the External Evaluation Report - 5th Generation available on the official website of the Choices Program. After the research, choice and organization of the documents, the document analysis grid is carried out detailing the desired information in accordance with the objectives ofthe research, in this sense, the collected data are exposed and the results are analysed. With this study, it is concluded that the Choices Program performs an important and essential work with children and young people who have characteristics of social vulnerability and they value their presence and support to overcome their school and work adversities. The information gathered shows that the Choices Program focuses on innovative and effective activities for young people to achieve school success and integrate the labour market, as they correspond and satisfy their problems and refer to their experience in the Program as fundamental and positive.
Description: Dissertação de Mestrado em Serviço Social apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94866
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Final - Alexandra.pdf957.76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

9
checked on Jun 10, 2021

Download(s)

4
checked on Jun 10, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons