Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94858
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dc.contributor.advisorGuerra, Joana Carla Marques Vale Mendes-
dc.contributor.authorTeng, Man Nga-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:04:58Z-
dc.date.available2021-05-03T22:04:58Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/94858-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Serviço Social apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA definição de saúde mental considera isso como um estado de bem-estar em que todas as pessoas atingirem seu potencial, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutuosamente e pode contribuir para as suas comunidades (World Health Organization, WHO, 2018).Doença mental é responsável por uma grande proporção da carga de doença entre os jovens em todas as sociedades: em todo o mundo, 10-20% de crianças e adolescentes experimentam transtornos mentais, com metade de todas as doenças mentais, começando com a idade de 14 e três quartos por o mid-20s (Patel, Flisher, Hetrick, & McGorry, 2007; WHO, 2018). De acordo com a Global saúde estimativas 2016, recentes investigadores identificaram problemas de saúde mental — em particular depressão — como a mais importante causa da carga da doença entre os jovens. Entre as fêmeas, transtornos de ansiedade são aumentados entre as idades de 10 e 19 (WHO, 2018). Estresse não é uma doença, mas se é intensa e continua por algum tempo, pode levar a problemas de saúde físico e mental. Necessidades de saúde mental entre os jovens é crucial, se estão a cumprir o seu potencial e contribuir plenamente para o desenvolvimento de suas comunidades e profissões (Pimentel et al., 2007). O presente estudo com o objetivo de descrever o estresse entre os estudantes de serviço social de Coimbra e de Macau, incluindo a identificação das fontes de estresse do aluno. Os dados foram coletados por meio de administração baseada em Internet das estudo de três escalas: o PSS-10, ICSRLE e SF-12. Os alunos foram facilmente alcançados através da Internet, porque os jovens são, geralmente, informática e confortável com navegação on-line (Benfield & Szlemko, 2006), e as três escalas foram administradas aos alunos de serviço social da Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Macau. Métodos: Este foi um estudo quantitativo realizado online usando versões chinesas e portuguesas do PSS-10, ICSRLE e SF-12, bem como levantamento de perguntas para coletar informações biográficas. Temas: Todos os participantes neste estudo eram estudantes de trabalho social. Havia 52 alunos no total, 24 do Instituto Politécnico de Macau e 28 da Universidade de Coimbra. Resultados: Os estudantes de Macau e de Portugal percebida sua saúde mental tão boa, mas os alunos portugueses auto avaliaram sua saúde mental melhor. Os grupos de alunos relataram o mesmo grau de estresse e os estressores primários dois mesmos: tempo de pressão e desafios do desenvolvimento. Os alunos macaenses relataram alienação acadêmica como sua terceira mais comum fonte de estresse, enquanto que em Coimbra, a terceira fonte era maus tratos social geral. Uma coisa que tinha em comum era que a qualidade de saúde mental em ambos os lugares é abaixo da média internacional. Além disso, a qualidade de saúde física também foi abaixo da média internacional em Macau, Considerando que em Coimbra foi ainda maior do que a média.Conclusões: Neste estudo, os estudantes de trabalho social Macaense e portuguesa ambos experimentavam estresse moderado. Embora a audiência global e os principais estressores foram semelhantes, os resultados mostraram outras diferenças entre os dois grupos de alunos. Os alunos portugueses relataram maior stress com a separação, mas os estudantes em Macau relataram maior estresse com os encargos financeiros, dificuldades de transporte e não ser contratado para trabalhos esperados. Além disso, os escores de componente mental do SF-12 entre alunos macaenses e portugueses mostraram a saúde mental de Portugal foi mais pobre do que em Macau, e as pontuações de componente física dos estudantes de Macau foi menor do que os estudantes de Coimbra e o internacional média. Em geral, neste estudo, os alunos portugueses trabalho social tinham uma pior saúde mental e uma melhor saúde física; e observamos a situação contrária com estudantes de Macau.por
dc.description.abstractThe definition of mental health considers it as a state of well-being in which all individuals realize their potential, can cope with the normal stresses of life, can work productively and fruitfully, and can contribute to their communities (World Health Organization, WHO, 2018).Mental illness accounts for a large proportion of the disease burden among young people in all societies: Worldwide, 10-20% of children and adolescents experience mental disorders, with half of all mental illnesses beginning by the age of 14 and three-quarters by the mid-20s (Patel, Flisher, Hetrick, & McGorry, 2007; WHO, 2018). According to Global Health Estimates 2016, recent investigators have identified mental health problems—in particular depression—as the most significant cause of the burden of disease among young people. Among females, anxiety disorders are heightened between ages 10 and 19 (WHO, 2018). Stress is not a disease, but if it is intense and goes on for some time, it can lead to mental and physical ill health. Addressing mental health needs among young people is crucial if they are to fulfill their potential and contribute fully to developing their communities and professions (Patel et al., 2007). The present study aiming to describe stress among social work students from Coimbra and Macau including identifying the sources of the student’s stress. The data were collected through Internet-based administration of the three study scales: the PSS-10, ICSRLE, and SF-12. The students were easily reached via the Internet because young people are usually computer literate and comfortable with online navigation (Benfield & Szlemko, 2006), and the three scales were administered to social work students at the University of Coimbra and the Macau Polytechnic Institute. Methods: This was a quantitative study conducted online using Chinese and Portuguese versions of the PSS-10, ICSRLE, and SF-12 as well as survey questions to collect biographical information. Subjects: All of the participants in this study were social work students. There were 52 students in total, 24 from the Macau Polytechnic Institute and 28 from the University of Coimbra. Results: The students from Macau and Portugal perceived their mental health as good, but the Portuguese students self-evaluated their mental health better. The groups of students reported the same degree of stress and the same two primary stressors: time pressure and developmental challenges. The Macanese students reported academic alienation as their third most common stress source, whereas in Coimbra, the third source was general social mistreatment. One thing that was in common was that the mental health quality in both places is below the international average. Moreover, the physical health quality was also below the international average in Macau, whereas in Coimbra it was even higher than the average. Conclusions: In this study, the Macanese and Portuguese social work students were both experiencing moderate stress. Although the overall ratings and the primary stressors were similar, the findings showed other differences between the two groups of students. The Portuguese students reported higher stress with separation, but the students in Macau reported higher stress with financial burdens, transportation difficulties, and not being hired for expected jobs. Furthermore, the mental component scores of the SF-12 among Macanese and Portuguese students showed Portugal’s mental health was poorer than in Macau, and the physical component scores of Macau students was lower than Coimbra students and the international average. Overall, in this study, Portuguese social work students had a worse mental health and a better physical health; and we observed the opposite situation with Macau students.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectFonte de Estressepor
dc.subjectEstudantes de Serviço Socialpor
dc.subjectMacaupor
dc.subjectCoimbrapor
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectStress Sourceeng
dc.subjectSocial work studentseng
dc.subjectMacaueng
dc.subjectCoimbraeng
dc.titleStress Sources among Social Work Students from Coimbra and Macaueng
dc.title.alternativeStress Sources among Social Work Students from Coimbra and Macaupor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCE - UC-
degois.publication.titleStress Sources among Social Work Students from Coimbra and Macaueng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202716198-
thesis.degree.disciplineServiço Social-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Social-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTeng, Man Nga::0000-0003-4980-1098-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Helena da Silva Neves dos Santos-
uc.degree.elementojuriSantos, Clara Maria Rodrigues Cruz Silva-
uc.degree.elementojuriGuerra, Joana Carla Marques Vale Mendes-
uc.contributor.advisorGuerra, Joana Carla Marques Vale Mendes-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextreserved-
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