Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94708
Title: Antecedentes e Consequências da Experiência no Contexto dos Hostels
Other Titles: Antecedents and Consequences of Experience in the Context of Hostels
Authors: Gonçalves, Carolina Neto
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Experiência; Hostels; Word-of-mouth; Antecedentes; Consequências; Experience; Hostels; Word-of-mouth; Antecedents; Consequences
Issue Date: 29-Sep-2020
Serial title, monograph or event: Antecedentes e Consequências da Experiência no Contexto dos Hostels
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objetivo desta investigação prende-se com um maior desenvolvimento do conceito de Experiência, um assunto que permanece pouco estudado no contexto da hotelaria, sendo o principal propósito o de analisar, do ponto de vista dos hóspedes de hostels, alguns dos antecedentes e consequências desta variável.Para uma melhor compreensão da Experiência no contexto dos hostels, desenvolveu-se um inquérito por questionário para efetuar um estudo quantitativo. No total, foi recolhida uma amostra de 233 respostas de pessoas que já tivessem estado alojadas, pelo menos uma vez, num hostel e a análise dos dados recolhidos teve como base o Modelo de Equações Estruturais, tendo sido efetuada com recurso ao software IBM SPSS e AMOS.Os resultados deste estudo apontam para a previsibilidade da Experiência através das variáveis Interação Social, Atmosfera, Tangíveis e Conexão com a Cidade. Além disso, também foram encontradas evidências estatísticas positivas nas relações entre a Experiência e as Emoções Positivas, as Emoções Negativas, a Memorabilidade, o Deleite, a Intenção de Voltar e a Word-of-mouth.Apesar das contribuições teóricas e práticas obtidas a favor do conhecimento do conceito de Experiência, este estudo baseou-se numa pequena amostra, sendo necessário ampliá-la para que seja aumentado o seu grau de confiabilidade e que esta possa ser considerada o mais representativa possível da população. As conclusões obtidas contribuem para um melhor entendimento das características dos hostels que influem, positiva ou negativamente, sobre o decorrer de uma experiência e, consequentemente, sobre os comportamentos e impressões dos hóspedes acerca dessa mesma experiência, sendo especialmente importantes para os proprietários de hostels ou gestores hoteleiros responsáveis por esse tipo de estabelecimento.Os hostels são parte de um setor que tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Uma vez que se trata de um tipo de alojamento que se desenvolveu recentemente, existem ainda poucos estudos que ligam este contexto à experiência, sendo, portanto, esta dissertação uma contribuição académica de relevo nesse sentido.
The aim of this investigation is to further develop the concept of Experience, a subject that remains little studied in the context of hospitality, and the main purpose is to analyze, from the point of view of hostel guests, some of the antecedents and consequences of this variable.For a better understanding of the Experience in the hotels’ context, a questionnaire survey was developed to carry out a quantitative study. A total sample of 233 responses was collected from people who had already been accommodated, at least once, in a hostel and the analysis of the collected data was based on the Structural Equations Model and was made using the IBM SPSS and AMOS software.The results of this study point to the predictability of the Experience through the variables Social Interaction, Atmosphere, Tangibles and Connection with the City. In addition, positive statistical evidence was also found in the relationships between Experience and Positive Emotions, Negative Emotions, Memorability, Delight, Intention to Return, and Word-of-mouth.Despite the theoretical and practical contributions obtained regarding the concept of Experience, this study was based on a small sample, and it is necessary to expand it so that its degree of reliability can be increased and so that it can be considered as representative of the population as possible.The conclusions obtained contribute to a better understanding of the hostels’ characteristics that influence, positively or negatively, the course of an experience and, consequently, the behaviors and impressions of guests about this same experience, being especially important for hostel owners or hotel managers responsible for this type of establishment.Hostels are part of an industry that has been growing exponentially in recent years. Since this is a type of accommodation that has recently been developed, there are still few studies that link this context to experience, and therefore this dissertation is an important academic contribution in this regard.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94708
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao_Carolina_Goncalves.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

104
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

124
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons