Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94604
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dc.contributor.advisorMatos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de-
dc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
dc.contributor.authorSantos, Rita Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:12:24Z-
dc.date.available2021-04-28T22:12:24Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94604-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractFew studies have studied maladaptive psychological processes on Test Anxiety inadolescents. Nevertheless, performance-avoidance goal orientation (a type ofperformance goal orientation characterized by desire to avoid situations which coulddemonstrate incompetence), insecure striving (beliefs about the need to compete to avoidfeelings of inferiority), shame (a self-conscious emotion associated with feelings ofrejection and inferiority) and lack of self-compassion (a self-to self-relationship that lackswarmth and kindness) have been associated with test anxiety. However, to ourknowledge, no study has considered all of the variables together, exploring the impact ofperformance-avoidance goal orientations, insecure striving, shame and lack selfcompassion on test anxiety. This was thus the aim of our study.The sample consisted of 463 adolescents between 14 and 18 years old (M =15.46; SD = 1.22). Results showed that performance-avoidance goal orientation,insecure striving, shame and test anxiety correlated positively with each other andnegatively with self-compassion. Furthermore, a mediation model estimated withPROCESS revealed that insecure striving, shame and lack of self-Compassion(subscale Actions) fully mediated performance-avoidance goal orientation’s effect ontest anxiety. These findings suggest that Compassion-focused Therapy may be a helpfulapproach to work with test anxiety, due to its focus on evolved defensive strategiesderived from the threat and drive systems. Therefore, test anxiety may be approachedby tackling insecure striving and shame, stimulating the soothing system through thedevelopment of a compassionate mind. Limitations and future studies are alsodiscussed.Key-words: performance-avoidance goal orientation; insecure striving; shame;self-compassion (actions subscale); test anxiety; compassion-focused therapyeng
dc.description.abstractPoucos estudos estudaram processos psicológicos maladaptativos na ansiedadeaos testes, em adolescentes. No entanto, a orientação para o resultado do tipo evitamento(um tipo de orientação para o desempenho, caracterizado pelo desejo de evitar situaçõesque possam demonstrar incompetência.), competição insegura (crenças sobre anecessidade de competir para evitar sentimentos de inferioridade), a vergonha (umaemoção auto-consciente associada a sentimentos de rejeição e inferioridade) e a falta deautocompaixão (uma relação eu-eu desprovida de calor e de bondade) têm sido associadasà ansiedade aos testes. No entanto, daquilo que temos conhecimento, nenhum consideroutodas estas variáveis juntas, explorando o impacto da orientação para o resultado do tipoevitamento, competição insegura, vergonha e falta de auto-compaixão na ansiedade doteste. Esse foi, portanto, o objetivo do nosso estudo.A amostra foi constituída por 463 (N = 463) adolescentes entre os 14 e os 18 anos(M = 15.46; SD = 1.22). Os resultados demonstraram que as variáveis de orientação parao resultado do tipo evitamento, competição insegura e ansiedade aos testes secorrelacionaram positivamente entre si e negativamente com a autocompaixão. Alémdisso, um modelo de mediação estimado com o PROCESS revelou que a competiçãoinsegura, vergonha e falta de compaixão (subescala ações) mediou totalmente os efeitosda orientação para o resultado do tipo evitamento na ansiedade aos testes. Estes resultadossugerem que a Terapia focada na Compaixão pode ser uma abordagem útil para trabalhara ansiedade do teste, devido ao seu foco nas estratégias defensivas desenvolvidas,derivadas dos sistemas de ameaças e procura. Portanto, a ansiedade aos testes pode serabordada trabalhando a competição insegura e a vergonha, estimulando o sistema detranquilização através do desenvolvimento de uma mente compassiva. Limitações eestudos futuros também são discutidos.Palavras-chave: orientação para o resultado do tipo evitamento; competiçãoinsegura; vergonha; autocompaixão(ações); ansiedade aos testes; terapia focada na Compaixãopor
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectorientação para o resultado do tipo evitamentopor
dc.subjectcompetição insegurapor
dc.subjectvergonhapor
dc.subjectautocompaixãopor
dc.subjectansiedade aos testespor
dc.subjectperformance-avoidance goal orientationeng
dc.subjectinsecure strivingeng
dc.subjectshameeng
dc.subjectself-compassioneng
dc.subjecttest anxietyeng
dc.titlePerformance-avoidance goal orientation and test anxiety: the mediating role of insecure striving, shame and self-compassioneng
dc.title.alternativeOrientação para o Resultado do tipo Evitamento e Ansiedade aos Testes: o Papel Mediador da Competição Insegura, Vergonha e Autocompaixãopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePERFORMANCE-AVOIDANCE GOAL ORIENTATION AND TEST ANXIETY: THE MEDIATING ROLE OF INSECURE STRIVING, SHAME AND SELF-COMPASSIONeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202704963-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Rita Ferreira::0000-0002-9530-6154-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriGomes, Ana Cardoso Allen-
uc.degree.elementojuriMatos, Ana Paula Soares-
uc.degree.elementojuriSalvador, Maria do Céu Teixeira-
uc.contributor.advisorMatos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de-
uc.contributor.advisorSalvador, Maria do Céu Teixeira-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7320-7107-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6846-8270-
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UC - Dissertações de Mestrado
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