Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/94585
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Inês Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T22:12:12Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T22:12:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/94585 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
dc.description.abstract | O aumento progressivo da utilização de equipas de trabalho diversificadas nas organizações, como forma de estruturar o seu trabalho, salienta a necessidade de compreender os fatores capazes de influenciar a eficácia das mesmas. Assim, tendo por base o modelo I-P-O, a presente dissertação teve como objetivo estudar, em contexto de equipas de trabalho, o papel mediador da reflexividade da equipa na relação entre a perceção de subgrupos e a eficácia grupal, ao nível do desempenho e satisfação com a equipa. Para tal, realizou-se um estudo empírico, de natureza transversal, com uma amostra composta por 124 equipas de trabalho, pertencentes a 83 organizações portuguesas de diversos setores de atividade. Os dados foram recolhidos através do método de inquérito por questionário autoadministrado aplicado aos membros das equipas e seus respetivos líderes. Foram testados dois modelos de mediação simples com recurso ao PROCESS. Os resultados revelaram que a reflexividade da equipa medeia totalmente a relação entre a perceção de subgrupos e ambos os critérios de eficácia grupal analisados. Estes dados vêm reforçar a importância da reflexividade grupal como processo capaz de potenciar o desempenho grupal e a satisfação com a equipa, e apontam para o impacto negativo que os subgrupos podem ter nos outros três constructos analisados.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- | por |
dc.description.abstract | The progressive increase of the use of diverse work teams in organizations, as a way of structuring their work, highlights the need to understand the factors capable of influencing the effectiveness of these teams. Thus, based on an I-P-O model, this dissertation aimed to study, in the context of work teams, the mediating role of team's reflexivity in the relation between subgroups perception and group effectiveness, in terms of their performance and satisfaction with the team. To this end, an empirical study was carried out, with a cross-sectional nature, focusing on 124 work teams, belonging to 83 portuguese organizations from different activity sectors. The data was collected using the self-administered questionnaire survey method applied to the team members and their respective leaders. Two simple mediation models were tested using PROCESS. The results revealed that the team's reflexivity fully mediates the relationship between the subgroups perception and both group effectiveness criteria. This data reinforces the importance of group reflexivity as a process capable of enhancing group performance and satisfaction with the team, and points to the negative impact that the subgroups might have on the three other constructs analyzed.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | grupos/equipas de trabalho | por |
dc.subject | subgrupos | por |
dc.subject | reflexividade | por |
dc.subject | eficácia | por |
dc.subject | desempenho; satisfação | por |
dc.subject | work groups/teams | eng |
dc.subject | subgroups | eng |
dc.subject | reflexivity | eng |
dc.subject | effectiveness | eng |
dc.subject | performance; satisfaction | eng |
dc.title | Subgrupos e eficácia das equipas: o papel mediador da reflexividade grupal | por |
dc.title.alternative | Subgroups and team effectiveness: the mediating role of group reflexivity | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | - |
degois.publication.title | Subgrupos e eficácia das equipas: o papel mediador da reflexividade grupal | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202704688 | - |
thesis.degree.discipline | Psicologia | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Psicologia | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Gonçalves, Maria Inês Vieira::0000-0001-5138-5113 | - |
uc.degree.classification | 19 | - |
uc.degree.presidentejuri | Valentim, Joaquim Manuel Pires | - |
uc.degree.elementojuri | Alves, Marta Sofia Lopes Pereira | - |
uc.degree.elementojuri | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | - |
uc.contributor.advisor | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-3380-0840 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final_ Maria Inês Gonçalves.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
103
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
122
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License