Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94481
Title: Aspirations and Expectations Measures for Adolescents and Emerging Adults: A Systematic Review of the Literature
Other Titles: Medidas de Aspirações e Expectativas para Adolescentes e Adultos Emergentes: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Authors: Oliveira, Bruno Capão de
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Keywords: aspiração; expectativa; revisão sistemática; adolescentes; adultos emergentes; aspiration; expectation; systematic review; adolescents; emerging adults
Issue Date: 26-Nov-2020
Serial title, monograph or event: Aspirations and Expectations Measures for Adolescents and Emerging Adults: A Systematic Review of the Literature
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo tem como objetivo examinar os fundamentos teóricos, a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas de medidas que avaliam aspirações e expectativas de adolescentes e adultos emergentes em diferentes domínios da vida. Pesquisaram-se por artigos relevantes em três bases de dados online (PubMed, PsycNET e ProQuest) usando termos de buscas com quatro núcleos terminológicos: (1) idade (adolescentes, jovens, etc); (2) construto psicológico avaliado (aspirações, expectativas, etc.); (3) avaliação psicológica (escalas, questionários, etc.); e (4) procedimentos psicométricos (validação, confiabilidade, etc.). Além disso, pesquisaram-se nas mesmas bases de dados por artigos contendo o nome das medidas selecionadas previamente. De seguida, enviou-se um e-mail aos autores das medidas solicitando artigos não incluídos na pesquisa. Foram incluídos os artigos que continham propriedades psicométricas de medidas que avaliam as aspirações e/ou expectativas de participantes com idade entre 12 e 30 anos. Dos 1.845 artigos recuperados, 31 atenderam aos critérios de inclusão relatando propriedades psicométricas de oito medidas. Os dados foram extraídos e avaliados por dois avaliadores e um terceiro avaliador exerceu o voto de Minerva. Os idiomas das escalas mais frequentes foram o inglês e espanhol, e o contexto de recolha de dados mais frequente foi nos EUA. Agruparam-se as medidas selecionadas de acordo com as semelhanças semânticas das suas estruturas fatoriais de modo a encontrar cinco tipos diferentes de conteúdo: (1) domínios da vida prospetivos; (2) domínios relacionados a estilo de vida futuro; (3) expectativas futuras positivas e negativas; (4) domínios focados na carreira; e (5) domínios focados em si ou outros. As evidências de validade da estrutura interna e de fidelidade foram as únicas presentes em todos os estudos analisados. Os resultados sugerem que a base teórica para medir as aspirações e expectativas tem um impacto direto sobre o conteúdo dos itens. Portanto, a escolha de uma medida para a coleta de dados deve ser baseada em questões específicas de pesquisa.
The present study aims to survey the theoretical background, factor structure and psychometric properties of measures that assess the aspirations and expectations of adolescents and emerging adults across different life domains. We searched three online databases (PubMed, PsycNET, and ProQuest) for relevant articles, using a string of search terms with the following four terminological cores: (1) age (adolescents, youths, etc...); (2) assessed psychological construct (aspirations, expectations, etc...); (3) psychological measurement (scales, questionnaires, etc...); and (4) psychometric procedures (validation, reliability, etc...). Additionally, we searched the same online databases for articles containing the included measures name. Furthermore, we e-mailed the measures’ authors asking for articles not included in the search. Only articles that included psychometric properties of measures that assessed future aspirations and/or expectations of participants aged between 12 and 30-year-old were included. From the 1,845 retrieved articles, 31 met the inclusion criteria reporting psychometric properties of eight measures. Data was extracted and assessed by two raters, and a third rater was accessed for a casting vote. The most frequent scales’ languages were English and Spanish, and the most frequent data collection context was in the USA. We grouped the included scales according to their factorial structures’ semantic similarities and found five different sorts of content: (1) prospective life domains; (2) future lifestyle domains; (3) positive and negative future expectations; (4) career-focused domains; and (5) self/other focused domains. Evidence of internal structure validity and reliability were the only ones present in all of the analyzed studies. Findings suggest that the theoretical background for measuring aspirations and expectations has a direct impact on the content of items. Therefore, the choice of a measure for data collection must be based on specific research questions.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94481
Rights: openAccess
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