Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94450
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Anabela de Sousa Salgueiro-
dc.contributor.advisorCarvalho, Carla Maria Santos-
dc.contributor.advisorParreira, Pedro Miguel Santos Dinis-
dc.contributor.authorRamalho, José Neves da Cruz Pereirinha-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:02:01Z-
dc.date.available2021-04-28T22:02:01Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94450-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO Empreendedorismo tem ganho notoriedade ao longo dos anos devido à compreensão dos seus efeitos na economia. Por esta razão, a União Europeia procurou promover o desenvolvimento de estratégias para auxiliar as Instituições de Ensino Superior (HEIs) a adaptarem-se à nova realidade e prepararem os estudantes para uma resposta mais adequada às necessidades do mercado de trabalho. Estudos demostraram a existência de um efeito positivo da educação empreendedora na intenção empreendedora dos estudantes. Contudo, existem estudos que apoiam a ideia de que essa relação não é direta, propondo um efeito mediador de construtos como a autoeficácia.O objetivo deste estudo é investigar o efeito da agenda de educação empreendedora de uma Universidade portuguesa na intenção empreendedora dos estudantes de uma unidade orgânica dessa Universidade (Faculdade) da mesma explorando se este se trata de um efeito direto ou indireto, podendo a autoeficácia ter um efeito moderador. Em simultâneo, pretende-se analisar a eficácia dos esforços conduzidos pela Universidade na promoção da Intenção Empreendedora nos estudantes, enquanto se reforça a importância do desenvolvimento da autoeficácia durante o processo. Os dados revelam que os estudantes da Faculdade possuem valores baixos de intenção empreendedora (M=2.606), valores médios de autoeficácia (M=3.618) e, de forma geral caracterizaram o nível empreendedor da HEI como sendo médio (M= 3.445), o que significa que esta ainda não é inequivocamente percecionada como uma instituição empreendedora. Os resultados obtidos indicam ainda, que a autoeficácia funciona como um mediador total na relação da agenda de educação empreendedora da universidade e a intenção empreendedora, o que incentiva uma abordagem multidisciplinar que reconhece a importância do desenvolvimento de construtos como a autoeficácia para além do desenvolvimento de conhecimentos teóricos no desenho de programas de empreendedorismo mais eficazes.por
dc.description.abstractEntrepreneurship has been on the rise for the last few years due to the realisation of its impact in the economy. For this reason, the European Union pushed for the development of strategies that would help Higher Education Institutions (HEIs) adapt to this new reality and prepare students to respond to the needs of the job market. It has been shown that Entrepreneurial Education has a positive effect on the Entrepreneurial Intention. However, there have been studies advocating that the relationship is not direct, with self-efficacy being highlighted as a possible mediator. The objective of this study is twofold. Firstly, it aims to investigate the effect of the entrepreneurial education agenda of a portuguese University on the entrepreneurial intention of the students of one of its Faculties while exploring whether this effect is direct or indirect with self-efficacy as possible mediator. Secondly, it comprises an effort to analyse the academy’s entrepreneurial education effectiveness in promoting entrepreneurial intention amongst students as well as highlighting the importance of the development of self-efficacy during the process. The data reviled that the students in the Faculty had low levels of entrepreneurial intention (M=2.606), medium levels of self-efficacy (M=3.618) and, overall, they characterized the entrepreneurial level of the HEI as medium (M= 3.445), meaning that it has not yet, in their perception, undoubtedly established itself as an entrepreneurial institution. Furthermore, our results suggest that self- efficacy acts as a total mediator in the relationship between the entrepreneurial education agenda and the entrepreneurial intention. This incentivizes a multidisciplinary approach that recognizes the importance of the development of constructs such as self-efficacy as much as theoretical and practical subjects while designing educational entrepreneurial programs to ensure better prospects on having more optimistic and lasting outcomes.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Empreendedorapor
dc.subjectEstudantes Empreendedorespor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectIntenção Empreendedorapor
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectStudents’ Entrepreneurial Educationeng
dc.subjectHigher Education Institutionseng
dc.subjectEntrepreneurial Intentioneng
dc.subjectSelf Efficacyeng
dc.subjectHEInnovateeng
dc.titleEntrepreneurship in Higher Education : The effect of the entrepreneurial education agenda in entrepreneurial intention and the key role of self-efficacyeng
dc.title.alternativeEmpreendedorismo no ensino superior: O efeito da agenda de educação empreendedora na intenção empreendedora e o papel chave da auto eficáciapor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação Da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEntrepreneurship in Higher Education : The effect of the entrepreneurial education agenda in entrepreneurial intention and the key role of self-efficacyeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202704580-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRamalho, José Neves da Cruz Pereirinha::0000-0002-2857-8301-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
uc.degree.elementojuriOliveira, Anabela de Sousa Salgueiro-
uc.degree.elementojuriLeite, Eduardo Manuel de Almeida-
uc.contributor.advisorOliveira, Anabela de Sousa Salgueiro-
uc.contributor.advisorCarvalho, Carla Maria Santos-
uc.contributor.advisorParreira, Pedro Miguel Santos Dinis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8231-8279-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3351-5003-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3880-6590-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE DEFINITIVAMENTE FINAL_José Ramalho.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons