Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94433
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorRama, Inês Isabel Sousa-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:00:24Z-
dc.date.available2021-04-28T22:00:24Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94433-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório descreve o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.Conciliando as competências do profissional em Ciências da Educação com as necessidades do Colégio, este trabalho, inserido na área da Psicopedagogia, incidiu predominantemente nas dificuldades de aprendizagem, nos problemas de concentração e atenção e no desenvolvimento de Métodos e Técnicas de Estudo.Em sessões de acompanhamento no Serviço de Psicologia e Orientação foi feita a avaliação das dificuldades de vários alunos, que sustentou a planificação e implementação de intervenções ajustadas às necessidades de cada um. Valorizando as competências de cada aluno, privilegiou-se o treino e aperfeiçoamento de estratégias de aprendizagem, com o objetivo de contribuir para a melhoria das suas áreas deficitárias.Em Sala de Estudo, implementou-se e avaliou-se um Programa de Métodos e Técnicas de Estudo com alunos do 2.º ciclo. O Programa contemplou nove sessões e abordou a organização e gestão do tempo de estudo, a atenção, a memória e técnicas de estudo (sublinhados, resumos, esquemas e apontamentos), através da transferência de informação, realização de atividades e reflexão em grupo.Este relatório visa oferecer um conhecimento mais aprofundado do processo de reeducação da leitura e/ou da escrita, do de aprendizagem de Métodos e Técnicas de Estudo e do de melhoria das capacidades de concentração e atenção, mas também tem em vista coadjuvar na compreensão do papel que um Técnico Superior de Educação pode ter no contexto escolar.por
dc.description.abstractThis report describes the work carried out throughout the curricular internship of the Master in Education Sciences, of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, at the Rainha Santa Isabel College, in Coimbra.Reconciling the skills of the professional in Educational Sciences with the needs of the College, this work, inserted in the area of Psychopedagogy, focused predominantly on learning difficulties, concentration and attention problems and the development of Study Methods and Techniques.In follow-up sessions at the Psychology and Guidance Service, the evaluation of the difficulties of several students was made, which supported the planning and implementation of interventions adjusted to each one’s needs. Valuing the competencies of each student, we prioritized the training and improvement of learning strategies, aiming to contribute to the improvement of their deficit areas.In the Study Room, a Program of Study Methods and Techniques was implemented and evaluated with students of 2nd cycle. The Program contemplated nine sessions and approached the organization and management of study time, attention, memory and study techniques (underlining, abstracts, schemas and notes), through the transfer of information, achievement out activities and reflection in group.This report aims to provide a more in-depth knowledge of the process of re-education of reading and/or writing, of learning Study Methods and Techniques and of improving the skills of concentration and attention, but also aims to assist in understanding the role that a Higher Education Technician can have in the school context.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectMétodos e técnicas de estudopor
dc.subjectIntervenção psicopedagógicapor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectCiências da Educaçãopor
dc.subjectLearning difficultieseng
dc.subjectStudy methods and techniqueseng
dc.subjectPsycho-pedagogical interventioneng
dc.subjectSchool contexteng
dc.subjectEducational Scienceseng
dc.titleUm Olhar sobre os Desafios da Aprendizagem: Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolarpor
dc.title.alternativeA Look at the Challenges of Learning: Psychopedagogical Intervention in School Contexteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationColégio da Rainha Santa Isabel, Coimbra-
degois.publication.titleUm Olhar sobre os Desafios da Aprendizagem: Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202710696-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRama, Inês Isabel Sousa::0000-0002-9135-5979-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriNascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira-
uc.degree.elementojuriSilva, Maria Helena Lopes Damião-
uc.degree.elementojuriFestas, Maria Isabel Ferraz-
uc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio MCE - Inês Rama (Final).pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

200
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

264
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons