Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94108
Título: Juventude negra: acolher, fortalecer e (re)existir
Autor: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Data: 2020
Editora: Alexa Cultural
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Afeto & violência: lugares de servidão e resistência
Local de edição ou do evento: São Paulo
Resumo: O foco principal deste artigo é a juventude, em especial a juventude negra. Ao se inserir no universo dos estudos das relações raciais e situar o assunto no campo da Psicologia Social no Brasil é possível apreender que essa temática se integra há muito tempo o campo de estudos da Psicologia no Brasil ― final do século XIX e início do XX (Escola Nina Rodrigues). Os trabalhos de Raimundo Nina Rodrigues [...] possibilitaram a formulação de um modelo psicofísico de explicação sobre as deficiências do negro brasileiro e sobre as consequências sociais da manutenção do convívio com essa raça” (SANTOS et al., 2012, p. 169). O período entre 1930 e 1950 foi marcado pela introdução da Psicologia no ensino superior e pelo debate sobre a construção sociocultural das diferenças e da desconstrução do determinismo biológico de raças.
URI: https://hdl.handle.net/10316/94108
ISBN: 978-65-87643-45-8
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Livros e Capítulos de Livros

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