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https://hdl.handle.net/10316/94108
Título: | Juventude negra: acolher, fortalecer e (re)existir | Autor: | Silva, Marcos Antonio Batista da | Data: | 2020 | Editora: | Alexa Cultural | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Afeto & violência: lugares de servidão e resistência | Local de edição ou do evento: | São Paulo | Resumo: | O foco principal deste artigo é a juventude, em especial a juventude negra. Ao se inserir no universo dos estudos das relações raciais e situar o assunto no campo da Psicologia Social no Brasil é possível apreender que essa temática se integra há muito tempo o campo de estudos da Psicologia no Brasil ― final do século XIX e início do XX (Escola Nina Rodrigues). Os trabalhos de Raimundo Nina Rodrigues [...] possibilitaram a formulação de um modelo psicofísico de explicação sobre as deficiências do negro brasileiro e sobre as consequências sociais da manutenção do convívio com essa raça” (SANTOS et al., 2012, p. 169). O período entre 1930 e 1950 foi marcado pela introdução da Psicologia no ensino superior e pelo debate sobre a construção sociocultural das diferenças e da desconstrução do determinismo biológico de raças. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/94108 | ISBN: | 978-65-87643-45-8 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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