Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93810
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.authorMarques, Tiago José Costa-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:13:19Z-
dc.date.available2021-03-18T23:13:19Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93810-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular “Estágio e Relatório Final” do curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório tem como objetivo pensar a possibilidade de se ensinar filosofia através da utilização de poesia. Assim, depois de uma apresentação do contexto educativo, será pensado o lugar da sensibilidade no ensino de filosofia e serão identificados três tipos de poemas. Os poemas musicais, os poemas que comunicam o mistério e os poemas essencialmente metafóricos. Os três tipos de poemas terão aplicações didáticas muito distintas. Os poemas musicais serão o recurso didático por excelência na fase de sensibilização para um determinado tema filosófico e os poemas que procuram expressar o indizível, para além da função de sensibilização, terão a vantagem de assumir um papel ativo na posterior fase de problematização. Com base na teoria das metáforas concetuais de Geroge Lakoff e Mark Johnson, será reforçada a importância dos exercícios de aproximação metafórica numa fase da conceptualização. Assim, a poesia teria interesse no ensino de filosofia ao nível da sensibilização, da problematização e da conceptualização. Por último, serão apresentadas três planificações de aulas que utilizam a poesia como recurso didático. Na primeira aula dá-se o exemplo de um poema utilizado com a função da sensibilização para o carácter formal da lógica. Na segunda aula é utilizado um poema em função de uma abordagem conceptual. E, na terceira aula, dá-se o exemplo de um poema que teria simultaneamente a função de sensibilização e de problematização, porque seria capaz de expressar a indizibilidade do mal.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the curricular unit "Internship and Final Report" of the Master's Degree in Philosophy Teaching at the Faculty of Letters of the University of Coimbra. The aim of this report is to explore the possibility of teaching philosophy through the use of poetry. Thus, after a presentation of the educational context, the place of sensibility in the teaching of philosophy will be thought out and three types of poems will be identified. Musical poems, poems that convey mystery and essentially metaphorical poems. These three types of poems will have very different didactic applications. The musical poems will be the didactic resource par excellence regarding awareness to a certain philosophical theme and the poems that seek to express the unspeakable, beyond providing awareness, will have the advantage of assuming an active role in the problematization phase. Based on the theory of conceptual metaphors of Geroge Lakoff and Mark Johnson, the importance of metaphorical approximation exercises in a conceptualization phase will be reinforced. Thus, poetry would be relevant to the teaching of philosophy at the level of awareness, problematization and conceptualization. Finally, three lesson plans will be presented that use poetry as a didactic resource. In the first class, the example of a poem regarding awareness to the formal character of logic will be given. In the second class a poem will be used regarding its conceptual approach. And in the third lesson, there will be the example of a poem that would have simultaneously the role of awareness and problematization because it would be able to express the unspeakability of evil.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectPhilosophy Teachingeng
dc.subjectDidacticeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectMetaphoreng
dc.titleA poesia no ensino de filosofiapor
dc.title.alternativeThe role/use of poetry in teaching philosophyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCasa-
degois.publication.titleA poesia no ensino de filosofiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202677044-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Tiago José Costa::0000-0001-6883-2290-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriFerrer, Diogo Falcão-
uc.degree.elementojuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriMarcelo, Gonçalo Nuno Falcão de Bettencourt Coutinho-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6320-9993-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TiagoMarques_versaofinal.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

322
checked on May 7, 2024

Download(s)

276
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons