Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93764
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
dc.contributor.authorMartins, Micael Antunes-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:08:53Z-
dc.date.available2021-03-18T23:08:53Z-
dc.date.issued2020-02-13-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93764-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO uso de ferramentas digitais no ensino de InglêsCom a evolução e com a expansão da tecnologia, é, hoje em dia, possível encontrar dispositivos tecnológicos em quase todas as partes do mundo. Esses dispositivos são, de alguma forma, indispensáveis e fazem parte do nosso quotidiano. A tecnologia contribui e influencia a vida das pessoas de diferentes formas, quer no lazer, na saúde, em casa e principalmente no trabalho.Neste relatório irei abordar, especificamente, a forma como as ferramentas digitais podem influenciar de forma positiva o nosso trabalho enquanto docentes de inglês, bem como apresentar diferentes perspetivas sobre o ensino de línguas estrangeiras com recurso às ferramentas digitais. Será dividido em 3 capítulos: o primeiro descreve o contexto socioeducativo em que realizei o estágio pedagógico e o perfil das turmas em que lecionei; o segundo apresenta a minha formação prévia e uma descrição das atividades letivas e extraletivas realizadas durante o estágio, bem como uma avaliação crítica do meu desempenho; e o terceiro incide no tema central deste relatório, abordando primeiramente o papel das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino em geral, e depois o seu uso no contexto específico do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Na terceira parte deste capítulo, descrevo as diferentes competências linguísticas e as possíveis vantagens e desvantagens do uso das TIC para o seu desenvolvimento. Para terminar, apresento e comento as técnicas e ferramentas que utilizei nas minhas aulas, e que provaram ser bastante motivadoras para os/as alunos/as e ter efeitos positivos na sua aprendizagem.por
dc.description.abstractThe Use of Digital Tools in English Language Teaching With the evolution and expansion of technology around the world, it is possible to find, nowadays, technological devices almost everywhere. These devices have become essential and, in many ways, a part of our life and daily routine. Technology contributes to and influences people’s lives in many different ways, as in leisure, health, at home and especially at work.In this report I will focus on the way digital tools can have a positive influence on our work as English teachers, and present different perspectives on the use of digital tools in foreign language teaching. The report is divided into three chapters: the first describes the socio-educational context in which I carried out my teaching internship; the second presents my academic background and describes the classes that I taught and the extra-curricular activities in which I participated throughout the year, making a critcal assessment of my performance; and the third focuses on the central topic of this report, addressing first the role of information and communication technologies (ICT) in teaching in general, and then their use in more specific context of the teaching and learning of foreign languages. In the third part of this chapter, I describe the different language skills and the advantages and disadvantages of using ICT for their development. Finally, I present and discuss the techniques and tools that I used in my classes, which proved to be a motivating factor for the students, and consequently had positive effects on their learning.  eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino/aprendizagem de línguas estrangeiras;por
dc.subjectInglês;por
dc.subjectTecnologia;por
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação;por
dc.subjectFerramentas digitais.por
dc.subjectForeign language learning and teachingeng
dc.subjectEnglish;eng
dc.subjectTechnology;eng
dc.subjectInformation and Communication Technologies;eng
dc.subjectDigital tools.eng
dc.titleO uso de ferramentas digitais no ensino de Inglêspor
dc.title.alternativeThe Use of Digital Tools in English Language Teachingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Escola Secundário Dr. Joaquim de Carvalho.-
degois.publication.titleO uso de ferramentas digitais no ensino de Inglêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202490939-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Micael Antunes::0000-0003-1282-6195-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
uc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3871-8734-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MicaelMartins_versaofinal.pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

292
checked on Oct 30, 2024

Download(s)

227
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons