Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93740
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorEsteves, Maria Dolores dos Santos-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:03:22Z-
dc.date.available2021-03-18T23:03:22Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93740-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da estratégia de leitura ‘determinar as ideias principais’, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, numa turma do 12.º ano, do Ensino Secundário, do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2018/2019. O objetivo deste trabalho forja-se na tentativa de apurar em que medida a utilização e consciencialização dos mecanismos estratégico didáticos de leitura promove a otimização da compreensão da leitura literária, em articulação com outras artes, potenciando a sua proficiência. A exequibilidade prática destas estratégias de leitura, na consecução do Projeto “Compreensão de leitura: o ensino explícito de estratégias”, desenvolvida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, adaptado da obra Collaborative Stategies for Teaching Reading Comprehension, de Judi Moreillon (2007), por Ana Maria Machado e Anabela Fernandes, visou apetrechar os discentes de uma maior supervisão e monitorização da sua aprendizagem da leitura literária. A legitimação deste estudo radica na Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.O caráter profícuo dos procedimentos adotados atesta a eficácia das aplicações didáticas, testemunhada nos resultados dos questionários e demais registos escritos dos discentes.O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da estratégia de leitura ‘determinar as ideias principais’, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, numa turma do 12.º ano, do Ensino Secundário, do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2018/2019. O objetivo deste trabalho forja-se na tentativa de apurar em que medida a utilização e consciencialização dos mecanismos estratégico didáticos de leitura promove a otimização da compreensão da leitura literária, em articulação com outras artes, potenciando a sua proficiência. A exequibilidade prática destas estratégias de leitura, na consecução do Projeto “Compreensão de leitura: o ensino explícito de estratégias”, desenvolvida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, adaptado da obra Collaborative Stategies for Teaching Reading Comprehension, de Judi Moreillon (2007), por Ana Maria Machado e Anabela Fernandes, visou apetrechar os discentes de uma maior supervisão e monitorização da sua aprendizagem da leitura literária. A legitimação deste estudo radica na Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.O caráter profícuo dos procedimentos adotados atesta a eficácia das aplicações didáticas, testemunhada nos resultados dos questionários e demais registos escritos dos discentes.por
dc.description.abstractThis report describes a study case whose scientific-didactic research focuses on the reading and comprehension of explicit instruction strategies within the study of literature and other arts. The activities accomplished with a class of 12th grade students of Portuguese took place in the context of supervised pedagogical practice, at a Secondary School in Coimbra. It was also intended to discuss, from a theoretical-practical point of view, the topic of explicit teaching of reading and comprehension, based on the ‘determining main ideas’ strategy, addressed during the period of curricular internship. The analysis and critical interpretation of the information collected, based on the observation and application of collection of data and student productions, allowed us to conclude that when the teacher, explicitly introduces questions to determine main ideas relating literary texts and other art forms, students understand better what they are reading and, progressively, they develop mechanisms of independent reading and comprehension.This report describes a study case whose scientific-didactic research focuses on the reading and comprehension of explicit instruction strategies within the study of literature and other arts. The activities accomplished with a class of 12th grade students of Portuguese took place in the context of supervised pedagogical practice, at a Secondary School in Coimbra. It was also intended to discuss, from a theoretical-practical point of view, the topic of explicit teaching of reading and comprehension, based on the ‘determining main ideas’ strategy, addressed during the period of curricular internship. The analysis and critical interpretation of the information collected, based on the observation and application of collection of data and student productions, allowed us to conclude that when the teacher, explicitly introduces questions to determine main ideas relating literary texts and other art forms, students understand better what they are reading and, progressively, they develop mechanisms of independent reading and comprehension.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectcompreensão de leiturapor
dc.subjectensino explícito de estratégiaspor
dc.subjectdeterminação de ideias principaispor
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectexplicit instruction strategieseng
dc.subjectdetermining main ideaseng
dc.titleCompreensão da Leitura na Literatura e outras Artespor
dc.title.alternativeReading Comprehension through Literature and Arteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleCompreensão da Leitura na Literatura e outras Artespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202490912-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorEsteves, Maria Dolores dos Santos::0000-0002-1428-8434-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriSimões, Maria João Albuquerque Figueiredo-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5468-2826-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MariaEsteves_versaofinal.pdf5.95 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

161
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

205
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons