Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93485
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
dc.contributor.authorMoreira, João Pedro Mendes Salgado-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:06:15Z-
dc.date.available2021-03-16T23:06:15Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93485-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO relatório de estágio pedagógico é o culminar de um ano de trabalho e dedicação à arte de ensino. Este documento emerge da atuação junto de uma turma e da reflexão sobre essa prática por modo a alcançar o esplendor da educação. O estágio pedagógico foi o momento de aplicação, em contexto real, da teoria e metodologia apreendida durante a formação. Assim, representa um momento ímpar para a implementação de estratégias inovadoras, nas quais podemos e devemos correr riscos por forma a maximizar as aprendizagens, não só dos alunos, como de nós enquanto futuros docentes.Desta forma, o estágio pedagógico realizou-se na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma do 10º B. Assim, foi com esta turma que as aprendizagens adquiridas ganharam forma e moldaram-se a este contexto específico.Durante todo o ano foram realizadas diversas tarefas de índole da docência que merecem reflexão e consequente avaliação da aplicação. Desta forma, o presente documento pretende expor, de forma sumária, as tarefas desenvolvidas no estágio. Como tal são reportadas as quatro grandes áreas do estágio: área 1) tarefas de ensino aprendizagem; área 2) tarefas de organização e gestão escolar; área 3) projeto e parcerias educativas e por fim, mas não menos importante, a área 4) atitude ético-profissional. É ainda apresentado o aprofundamento do tema-problema, no qual é realizado um estudo com o tema “Relação entre a prática de atividade físico-desportiva e o aproveitamento escolar dos alunos”, aplicado a uma população amostral da mesma escola.por
dc.description.abstractThis report is the culmination of a year of work and dedication to the art of teaching. This document emerges from working along with a class and from the reflection about this practice in order to achieve the splendor of education.The teacher training was the moment of application, in real context, of the theory and methodology learned during academic formation. Therefore, it represents an unparalleled moment for the implementation of innovative strategies, in which we can and should take risks in order to maximize the learning, not only of the students, but also of us as future teachers.In this way, the pedagogical internship was carried out in the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in the 2018/2019 school year, along with the 10th B class. Thus, it was with this class that the acquired learning gained shape and mold itself to this specific context.Throughout the year several tasks of a teaching nature that deserve reflection and a consequent evaluation of the application were performed. In this way, the present document intends to expose, in a summary way, the tasks developed during the internship. As such, are reported the four major areas of the internship: area 1) learning-teaching tasks; area 2) school organization and management tasks; area 3) project and educational partnerships and last, but not least, area 4) ethical-professional attitude.It is also presented the deepening of the problem-theme, in which a study is carried out with the theme "Relationship between the practice of physical-sport activity and the academic achievement of the students", applied to a sample population of the same school.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectDocentepor
dc.subjectPrática Desportivapor
dc.subjectProcesso de Ensino-aprendizagempor
dc.subjectReflexão.por
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectSports practiceeng
dc.subjectTeaching-Learning Processeng
dc.subjectReflectioneng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019por
dc.title.alternativeTeacher Training Report developed at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, with the 10th B class in the leading year of 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673502-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMoreira, João Pedro Mendes Salgado::0000-0002-2176-3088-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriMoreira, João Manuel Marques-
uc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_João Moreira.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

53
checked on May 14, 2024

Download(s)

70
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons