Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/93469
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nobre, Paulo Renato Bernardes | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria João Vitória Negrão da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T23:00:30Z | - |
dc.date.available | 2021-03-16T23:00:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-16 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/93469 | - |
dc.description | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | - |
dc.description.abstract | Este relatório visa apresentar uma análise reflexiva acerca do trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte com a turma D do 9.º ano. Expõe o percurso desenvolvido com o propósito de melhorar as competências da prática pedagógica, através da exposição das principais vivências, perceções e reflexões na ação docente, salientando os aspetos mais significativos e as aprendizagens adquiridas, bem como as principais dificuldades e estratégias adotadas no decorrer do estágio pedagógico, procurando centrar este processo nas aprendizagens do aluno.Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem deve ser alvo constante de interpretações, reflexões e decisões que objetivem a sua melhoria, foi realizado um estudo que pretende analisar a perceção dos alunos de uma turma de 9º ano em relação à experiência do modelo de ensino Teaching Games for Understanding (TGfU), numa Unidade Didática de basquetebol. Participaram neste estudo 25 alunos, com média de idades de quatorze anos. A perceção dos alunos em relação ao Modelo de Ensino TGfU, foi analisada a partir de quatro dimensões - Motivação, Aprendizagem, Desmotivação e Desempenho – através da aplicação de um questionário, num contexto de lecionação interpolada de aulas TGfU com aulas próximas ao modelo de ensino tradicional. Os resultados apontaram para a existência de perceção na interpolação da aplicação dos modelos de ensino no entanto revelaram um decréscimo na motivação durante a aplicação do estudo. | por |
dc.description.abstract | This report aims to present a reflexive analysis about the work developed during the curriculum internship developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the D class of the 9th grade.This document reveals a path of pedagogical skills learning and improvement, through the exposition of the main experiences, perceptions and reflections in the teaching activity, highlighting the most significant aspects and the acquired learning, as well as the main difficulties and strategies adopted during the course of the pedagogical stage, trying to focus this process on student learning.Since the teaching-learning process must be a constant process of interpretations, reflections and decisions for improvement, a study was carried out to analyze the perception of the students of a 9th grade class in relation to the curriculum model Teaching Games for Understanding (TGfU), in a Basketball Didactic Unit. Twenty-four students participated in this study, with na average of fourteen years. Students' perception regarding the TGfU Teaching Model was analyzed from four dimensions - Motivation, Learning, Demotivation and Performance - through the application of a questionnaire, in an interpolated teaching context of TGfU classes with classes with more traditional Physical Education learning situations.The results pointed to the existence of perception in the interpolation of the teaching models, however, showed a decrease in motivation during the application of the study.... | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Estágio Pedagógico | por |
dc.subject | Teaching Games for Understanding | por |
dc.subject | Perceção dos alunos | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Physical Education | eng |
dc.subject | Teacher Training | eng |
dc.subject | Teaching Games for Understanding | eng |
dc.subject | Student’s Perception | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.title | Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019 | por |
dc.title.alternative | TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH THE CLASS D OF THE 9th GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019 | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | - |
degois.publication.title | RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA D DO 9º ANO NO ANO LETIVO 2018/2019 | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202673588 | - |
thesis.degree.discipline | Formação de Professores e Ciências da Educação | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Silva, Maria João Vitória Negrão da::0000-0003-0962-9668 | - |
uc.degree.classification | 18 | - |
uc.degree.presidentejuri | Rama, Luís Manuel Pinto Lopes | - |
uc.degree.elementojuri | Rodrigues, Marco António Correia | - |
uc.degree.elementojuri | Nobre, Paulo Renato Bernardes | - |
uc.contributor.advisor | Nobre, Paulo Renato Bernardes | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-8490-1794 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_[2019]_Maria João Negrão_2008037402.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
164
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
44
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License