Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93468
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA C DO 8.º ANO NO ANO LETIVO DE 2018/2019 Análise do Progresso da Capacidade Condicional – Resistência nas aulas de Educação Física
Other Titles: INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT LOUSÃ SECONDARY SCHOOL WITH CLASS C OF 8th YEAR in the ACADEMIC YEAR OF 2018/2019 Analysis of conditional capacity progress – resistance in physical education classes
Authors: Ralha, Jéssica Carolina Batista
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Crítica; Atividade Física; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical practice; Critical analysis; Physical activity
Issue Date: 11-Jul-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA C DO 8.º ANO NO ANO LETIVO DE 2018/2019 Análise do Progresso da Capacidade Condicional – Resistência nas aulas de Educação Física
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: No âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, surgiu a realização do Estágio Pedagógico, onde se verificou um processo de prática profissional autónoma em situação real de ensino, com o intuito de proporcionar aos estagiários a experiência em contexto prático visando a preparação especializada e o aprofundamento dos conhecimentos científicos adquiridos ao longo do percurso académico, visando a profissionalização na docência de Educação Física.O Relatório de Estágio surge assim com o objetivo de descrever e apresentar todo o trabalho desenvolvido bem como realizar uma autoanálise e reflexão crítica sobre as práticas docentes e estratégias para o desenvolvimento da disciplina de Educação Física ao longo deste ano letivo 2018/2019, com a turma C do 8º ano da Escola Secundária da Lousã. O Relatório de Estágio encontra-se estruturado em vários pontos. A introdução e a conclusão onde são abordadas as circunstâncias, os objetivos propostos a alcançar e a organização definida bem como a reflexão e análise crítica final em torno do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. A contextualização da prática pedagógica desenvolvida, onde se analisam as caraterísticas da escola e do grupo de Educação Física bem como a turma e o contexto em que estava inserido. A reflexão das atividades desenvolvidas, justificando as tomadas de decisões e as aprendizagens e ainda as dificuldades encontradas e estratégias de superação que levaram ao meu desenvolvimento enquanto profissional. Por fim, o aprofundamento do tema problema desenvolvido sobre a análise do progresso da capacidade condicional – Resistência nas aulas de Educação Física nos alunos do 8º ano.
In the scope of the 2nd year of the Master’s Degree in Physical Education Teachers Training”, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from University of Coimbra, a Teacher´s Training was developed, where a process of autonomous professional practice in a real teaching situation was verified, in order to provide trainees the experience in practical context to offer specialized preparation and the deepening of scientific knowledge acquired during the academic route. aiming the professionalization of Physical Education teaching. Thus the teaching practice report appears with the aim of describing and presenting all the work, self-analysis and critical reflection, on the teaching practices and strategies for the development of Physical Education throughout this school year 2018/2019, with the C class of 8th, in Lousã High School.The Training Report is structured in several points. The introduction and conclusion where the circumstances are addressed, the proposed aims to be achieved and the organization defined as well as reflection and critical analysis around the end of the work throughout the school year. The context of the developing of teaching practice which analyze the characteristics of the school and Physical Education group and the group and the context in which it was inserted. The reflection of the activities justifying the decision-making and learning and also the difficulties and coping strategies that led to my development as a professional. Finally, the deepening of the main issue developed on the analysis of the progress of the conditional ability - Resistance in the classes of Physical Education in the students of the 8th year.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93468
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório de Estágio Jéssica.pdf796.61 kBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons