Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93449
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorSantos, Gonçalo Filipe Pedro-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:16Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:16Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93449-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractCom o intuito de desenvolver no estagiário competências que promovam uma intervenção pedagógica coerente, consolidando os conhecimentos teóricos em contexto real de ensino, em termos práticos, o presente documento – “Relatório de Estágio Pedagógico” – pretende transmitir uma reflexão crítica e fundamentada do processo de Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica 2,3 Dr.ª Mª Alice Gouveia junto da turma F do 9º ano de escolaridade, no ano letivo 2018/2019. Sendo este um patamar que requer uma constante postura crítico-reflexiva, é pretendido, com este documento, exportar todas as aprendizagens e experiências vividas ao longo desta etapa académica, de modo a averiguar se todas as competências nele descritas permitem um sucesso e rendimento positivos enquanto futuro docente de Educação Física. Nesta perspetiva, estão representados neste documento três grandes capítulos – a contextualização da prática, a análise reflexiva da prática pedagógica (subdividida em quatro áreas: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional) e, por fim, a abordagem a uma problemática nos domínios da intervenção da EF escolar, com o tema “Feedback Pedagógico e a retenção de conhecimentos dos alunos nas aulas de Educação Física” – que permitem resumir toda a intervenção realizada neste percurso.por
dc.description.abstractWith the aim of developing in the intern skills that leeds to a coherent pedagogical intervention, setting the theoretical knowledge in a real context of teaching, in practical terms, this document – “Teacher Training Report” – intends to transmit a critical and grounded reflection of the process of Pedagogical Internship, inserted in the Master’s Degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level carried out in the Basic School 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia with the class F of 9th grade in the academic year of 2018/2019. Being this a step that requires a constant critical-reflexive posture, it’s intended with this document, to export all the learning and experiences lived throughout this academic stage, in order to verify if all the skills described in it allow a positive success and income while a future Physical Education teacher. In this perspective, three major chapters are represented in this essay – the contextualization of the developed practice, a reflexive analysis of pedagogical practice (subdivided into four major areas: Teaching-Learning Activities, School Organization and Management Activities, Projects and Educational Partnerships followed by the subjects of Ethics and Professional Attitude) and at last an approach to a problematic inserted in the domains of intervention of the Physical Education school about “Pedagogical Feedback in the retention of student’s knowledge in Physical Education classes – that allow us to sumarize all the intervention carried out in this path.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectInstruçãopor
dc.subjectRetenção de informaçãopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectFeedbackeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectInstructioneng
dc.subjectRetention of informationeng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN BASIC SCHOOL 2,3 Dr.ª M.ª ALICE GOUVEIA WITH THE CLASS F OF 9TH GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2,3 DR.ª M.ª ALICE GOUVEIA JUNTO DO 9º F NO ANO LETIVO 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673413-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Gonçalo Filipe Pedro::0000-0001-9150-1086-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojurifurtado, Paulo Jorge Trindade da Cruz Sá-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

58
checked on May 8, 2024

Download(s)

53
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons