Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93445
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 Tema problema: Caracterização dos hábitos alimentares e avaliação do impacto da implementação de 45 minutos de atividade física semanal na força e flexibilidade
Other Titles: Teaching Trainning report developed in the Basic School of Vilarinho do Bairro with the 7thA grade class in the 2018/2019 school year - Characterization of eating habits and evaluation of the impact of implementation of 45 minutes per week of physical activity in strength and flexibility
Authors: Baptista, Joana Catarina Oliveira
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Prática Pedagógica; Força; Flexibiblidade; Physical Education; Pedagogical practice; Strength; Flexibility
Issue Date: 8-Jul-2019
metadata.degois.publication.title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 Tema problema: Caracterização dos hábitos alimentares e avaliação do impacto da implementação de 45 minutos de atividade física semanal na força e flexibilidade
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico de ensino integra o último ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É realizado no meio escolar e orientado por professores da área. O presente relatório pretende relatar as vivências, dificuldades, evoluções, procedimentos, funções desempenhadas e tomadas de decisão que enfrentamos ao longo do estágio realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro e orientado pelo Professor Doutor Alain Massart e pelo Professor Rui Luzio.O Estágio pedagógico foi dividido em duas áreas de intervenção: aulas de Educação Física e aulas extracurriculares de atividade física. As aulas de Educação Física foram lecionadas aos alunos do 7ºA, de acordo com o Programa Nacional de Educação Física. As aulas de atividade física extracurriculares estão incluídas no projeto “Conta, Peso e Medida” do programa Educação para a Saúde e contaram com a participação de 8 alunos do 2º ciclo que foram previamente selecionados por apresentarem excesso de peso. O objetivo deste projeto foi avaliar o impacto da implementação de 45 minutos de atividade física semanal na força e flexibilidade, bem como caracterizar os hábitos alimentares dos participantes, no início e no final do projeto.Este ano de lecionação é o culminar de todas as experiências e ensinamentos que a licenciatura e o mestrado nos proporcionaram e onde a reflexão teve um papel crucial enquanto potenciador da progressão e aprendizagem.
The Teaching Training is part of the last year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. It is carried out in the school environment and is guided by teachers of the area.The present report intends to report all the experiences, difficulties, evolutions, procedures, functions performed and decision-making that we faced during this year at the Basic School of Vilarinho do Bairro and was guided by Professor Alain Massart and Professor Rui Luzio.The Teaching Training was divided into two intervention areas: physical education classes and extracurricular classes of physical activity. The physical education classes were performed to the students of the 7thA grade and were taught according to the National Physical Education Program. The extracurricular physical activity classes are included in the "Conta, Peso e Medida" project of the “Educação para a Saúde” program and were composed by 8 students of the second cycle who were previously selected by their overweight. The goal of this project was to evaluate the impact of the implementation of 45 minutes per week of physical activity on strength and flexibility, as well as to characterize participants' eating habits, at the beginning and at the end of the project.This year of teaching is the culmination of all experiences and knowledge that graduation and master have given us and, where reflection has played a key role as a potentiator of progression and learning.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93445
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório-Final-de-Estágio-Joana-Baptista.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

129
checked on Nov 6, 2024

Download(s)

87
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons