Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93392
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLoureiro, Ana Paula Oliveira-
dc.contributor.authorValente, Catarina Vieira-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:03:16Z-
dc.date.available2021-03-10T23:03:16Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93392-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e resulta, principalmente, numa descrição e narração de todas as etapas percorridas durante o estágio pedagógico supervisionado realizado na Escola Secundária Martinho Árias, em Soure. Primeiramente, faz uma breve apresentação do contexto socioeducativo da escola e em seguida expõe as expectativas iniciais relativas ao estágio pedagógico e uma descrição de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, tais como: as aulas, as dificuldades encontradas na preparação das aulas, bem como todas as atividades letivas e extraletivas realizadas na comunidade educativa. A segunda parte do relatório, que corresponde à componente monográfica, descreve um trabalho de investigação, numa turma do décimo ano, sobre o papel dos questionários na compreensão de leitura. Este trabalho teve como objetivo desenvolver nos alunos a autoconsciência sobre a compreensão de leitura e suas estratégias. Nesse sentido, foi criado um conjunto de quatro atividades com o objetivo de envolver os alunos no processo concreto de construção de atividades, confrontar os alunos com a complexidade e diversidade das questões e envolver ativamente os alunos no processo concreto de elaboração de Questionários de Leitura. Em suma, toda a investigação teve o objetivo de consciencializar os alunos para o processo da compreensão de leitura, para a importância das atividades de compreensão de leitura, nomeadamente os chamados Questionários de Leitura e para a importância da sua participação neste processo.por
dc.description.abstractThis report arises under the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and results, essentially, in a description and narration of all the stages taken during the supervised pedagogical internship held at Martinho Arias Secondary School in Soure.Firstly, it gives a brief presentation of the socio-educational context of the school and then presents the initial expectations regarding the pedagogical internship and a description of all the activities developed during the school year, namely the teaching-learning activities, such as: classes, the difficulties encountered in preparing the classes, as well as all extracurricular activities conducted in the educational community.The second part of the report, which corresponds to the monographic component, describes a research work on the role of questionnaires in reading comprehension. This work aimed to develop students' self-awareness about reading comprehension and its strategies. In this sense, a set of four activities was created with the objective of involving students in the concrete process of building activities, confronting students with the complexity and diversity of the questions and actively involving students in the concrete process of preparing Reading Questionnaires. In short, all the research aimed to make students aware of the reading comprehension process, the importance of reading comprehension activities, namely the so-called Reading Questionnaires and the importance of their participation in this process.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectcompreensão de leiturapor
dc.subjectestratégias para a compreensão de leiturapor
dc.subjectestratégia 3 - questionamentopor
dc.subjectquestionários de leiturapor
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectstrategies for reading comprehensioneng
dc.subjectstrategy 3 – questioningeng
dc.subjectreading questionnaireseng
dc.titleO Papel dos Questionários na Compreensão de Leiturapor
dc.title.alternativeThe role of questionnaires in reading comprehensioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Papel dos Questionários na Compreensão de Leiturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385604-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorValente, Catarina Vieira::0000-0002-6593-2437-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorLoureiro, Ana Paula Oliveira::0000-0002-3791-5867-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3791-5867-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Catarina Valente_versaofinal.pdf9.36 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

233
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

163
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons