Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93343
Title: O Estudo dos Riscos Hidrológicos na Área Urbana de Coimbra. Aplicação Didática.
Other Titles: The Study of Hydrological Risks in the Urban Area of Coimbra. Didactic application.
Authors: Jorge, Ana Daniela Alves
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Keywords: Riscos Hidrológicos; Área Urbana de Coimbra; Prática Pedagógica Supervisionada; Transposição Didática Pedagógica; Prevenção; Hydrological Risks; Urban Area of Coimbra; Supervised Pedagogical Practice; Pedagogical Didactic Transposition; Prevention
Issue Date: 8-Oct-2019
Serial title, monograph or event: O Estudo dos Riscos Hidrológicos na Área Urbana de Coimbra. Aplicação Didática.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O relatório apresentado de seguida tem como objetivo descrever as atividades escolares desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado no Colégio de São Teotónio, no ano letivo 2018/2019, assim como apresentar de forma detalhada a investigação realizada sobre a temática dos Riscos Hidrológicos. No decorrer da elaboração deste relatório, numa primeira fase, procedeu-se à realização de um aprofundamento bibliográfico sobre a temática dos Riscos Hidrológicos. Para a realização do mesmo, utilizou-se diferentes metodologias, nomeadamente: análise de documentos, como publicações científicas (artigos, dissertações e livros) em formato digital e papel, entre outros documentos consultados na internet. Numa segunda fase, com o intuito de avaliar os resultados provenientes da estratégia didática utilizada (saída de estudo), recorreu-se à utilização de diferentes momentos de avaliação (teste de avaliação diagnóstico, guião da saída de estudo e teste de avaliação final). Com o intuito de apurar os resultados alcançados pelos alunos nos diferentes momentos de avaliação, elaborou-se vários gráficos e grelhas de avaliação com as cotações obtidas pelos alunos nas diferentes questões que os constituíam. Da análise dos mesmos concluiu-se, de um modo geral, que a estratégia didática utilizada alcançou os objetivos esperados, uma vez que nos três momentos de avaliação efetuados, se verificou existir uma evolução muito significativa dos conhecimentos adquiridos pelos alunos relativamente à temática dos Riscos Hidrológicos, e mais concretamente do Risco de Cheia e Inundação, conteúdos presentes nas Metas Curriculares e nas Aprendizagens Essenciais Geografia do Ensino Básico – 3ºciclo. Partindo do referido, o relatório que será apresentado de seguida evidenciará no primeiro capítulo um resumo das atividades letivas e extralectivas desenvolvidas no decorrer do estágio pedagógico, bem como uma breve caracterização do colégio e da turma envolvida nas mesmas. Além do referido, proceder-se-á ainda a um balanço retrospetivo de todas estas atividades. Já no segundo capítulo, expor-se-á o aprofundamento bibliográfico realizado no âmbito da temática dos Riscos Hidrológicos. Por fim, no terceiro capítulo descrever-se-á de forma pormenorizada todas as fases de preparação da estratégia didática utilizada, os seus objetivos e enquadramento, e ainda os resultados obtidos com a sua aplicação.
The report presented below, in addition to describing the school activities carried out under the pedagogical internship held at the College of St. Teotonio in the academic year of 2018/2019, will further detail the theme of Hydrological Risks. During the preparation of this report, in the first phase, a bibliographical study was carried out on the subject of Hydrological Risks. In order to do so, different methodologies were used, specifically: document analysis, such as scientific publications (articles, dissertations and books) in digital format and paper, among other documents consulted on the Internet. In a second phase, in order to evaluate the results from the used didactic strategy (study exit), it was resorted to the use of different evaluation moments (diagnostic assessment test, study exit script and final assessment test). In order to ascertain the results achieved by the students at the different evaluation moments, various graphs and evaluation grids were elaborated with the quotations obtained by the students in the different questions that constituted them. From their analysis it was concluded, in general, that the didactic strategy used achieved the expected objectives, since in the three evaluation moments, there was a very significant evolution of the knowledge acquired by the students regarding the subject of Risks. Hydrological, and more specifically the Flood and Flood Risk, contents present in the Curriculum Goals and the Essential Learning Geography of Basic Education - 3rd cycle. Based on the above, the report which will be presented below will show in the first chapter a summary of the teaching and extralective activities developed during the pedagogical internship, as well as a brief characterization of the college and the class involved in them. In addition, a retrospective review of all these activities will be carried out. In the second chapter, it will be presented the bibliographical study carried out under the theme of Hydrological Risks. Finally, the third chapter will describe in detail all the stages of preparation of the didactic strategy used, its objectives and framework, as well as the results of its application.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93343
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
AnaJorge_versaofinal.pdf2.03 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

96
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

9
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons