Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92552
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
dc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes-
dc.contributor.authorMargarido, Solange Gomes Santos-
dc.date.accessioned2021-01-14T23:07:26Z-
dc.date.available2021-01-14T23:07:26Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.date.submitted2021-01-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/92552-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOs jogos têm assumido uma importância crescente desde a explosão de videojogos que ocorreu com o desenvolvimento dos meios digitais nas últimas décadas, tornando-se objeto de interesse para os mais variados setores. Várias empresas já identificaram potencial no uso destes artefactos com o intuito de valorizar a sua marca, o que é verificado pelo surgimento de conceitos como joguificação e advergames.Este projeto alia a criação de jogos a um objetivo de fidelizar utilizadores numa plataforma que permite reunir e premiar fãs da marca Licor Beirão - o Clube Beirão. Para tal, exploraram-se conceitos relacionados com o tema, com particular relevância em ferramentas que permitam realizar um bom processo de design de jogos. O trabalho requereu, além disso, uma análise do contexto da plataforma e da sua audiência, em conjunto com um maior entendimento sobre a história e comunicação da marca, de modo a desenhar uma experiência agradável, envolvente e adequada ao contexto, que motive os utilizadores a voltar à plataforma com regularidade.Beirão Recipe Match é o nome do jogo resultante deste projeto. O seu objetivo envolve a criação de receitas com Licor Beirão, juntando os ingredientes necessários através de uma mecânica de jogo de puzzle. Os elementos do jogo exploram as características e símbolos mais reconhecidos da marca, sendo que a fidelização dos utilizadores é promovida por uma jogabilidade aprimorada e por recompensas atribuídas por jogar, como bebidas grátis e pontos para serem usados no Clube Beirão. Acredita-se que este projeto permitiu atingir um resultado de sucesso que terá impacto no uso que se faz da plataforma no futuro.por
dc.description.abstractGames have taken on an increasing importance since the explosion of video games that occurred with the development of digital media in recent decades, becoming an object of interest for the most varied sectors. Several companies have already identified potential use of these artifacts in order to enhance its brand, which is verified by the emergence of concepts such as gamification and advergames.This project combines the creation of games with an objective of retaining users on a platform that brings together and rewards fans of the brand Licor Beirão - the Beirão Club. To this end, concepts related to this context were explored, with particular relevance in tools that allow for a good game design process. The work also required an analysis of the platform’s context and its audience, along with a greater understanding of the brand’s history and communication, in order to design a pleasant, engaging and context-appropriate experience that motivates users to regularly return to the platform.Beirão Recipe Match is the name of the game resulting from this project. Its goal involves creating recipes with Licor Beirão, gathering the necessary ingredients through a puzzle game mechanic. The elements of the game explore the brand's most recognized characteristics and symbols.User loyalty is promoted by improved gameplay and rewards attributed for playing, such as free drinks and points to be used at Clube Beirão. It is believed that this project was able to achieve a successful outcome, which will have an impact on the use that is made of the platform in the future.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectjogopor
dc.subjectdesign de jogospor
dc.subjectadvergamepor
dc.subjectfidelização de utilizadorespor
dc.subjectplataforma de gestão de comunidadespor
dc.subjectgameeng
dc.subjectgame designeng
dc.subjectadvergameeng
dc.subjectuser loyaltyeng
dc.subjectcommunity management platformeng
dc.titleBeirão Recipe Match - Jogo para Fidelização de Utilizadores na Plataforma Clube Beirãopor
dc.title.alternativeBeirão Recipe Match - Game for User Loyalty in Clube Beirão Platformeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDascat Software Lda-
degois.publication.titleBeirão Recipe Match - Jogo para Fidelização de Utilizadores na Plataforma Clube Beirãopor
dc.date.embargoEndDate2022-07-08-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-07-08*
dc.identifier.tid202521036-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMargarido, Solange Gomes Santos::0000-0002-8039-7188-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriMachado, Fernando Jorge Penousal Martins-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Pedro Filipe Martins-
uc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos::0000-0001-9841-1462-
uc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes::0000-0002-3630-7034-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3630-7034-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Solange Santos.pdf22.06 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

184
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

75
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons