Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/92490
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Cristóvão | - |
dc.contributor.author | Goncalves, João Pedro Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T23:01:49Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14T23:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-14 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/92490 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
dc.description.abstract | A crescente exigência do mercado automóvel, leva a que as empresas tenham cada vez mais a necessidade de eliminar desperdícios para tornar os seus processos mais eficientes e dessa forma conseguir fazer mais com menos. Com o objetivo de reduzir desperdícios de stock e movimentação surge a oportunidade deste trabalho com base num problema real, focando-se na redução de stock nas linhas de montagem e na procura de alternativas aos tradicionais meios de movimentação de materiais.Neste trabalho, realizado em parceria com os departamentos de logística e montagem da Iber-Oleff Portugal, foram desenvolvidos métodos de redução de stock na linha de montagem, usando os conceitos presentes nos milk runs internos tais como o Just In Time. Perante a inexistência de documentação relativa à logística interna, surgiu a necessidade da criação de uma base de dados com toda a informação relativa às várias rotas de abastecimento das linhas da Montagem Automotive para que fosse possível perceber o panorama geral do abastecimento e a partir daí perceber as necessidades de melhoria. Durante a recolha de dados, procedeu-se também a um levantamento de problemas durante o processo de abastecimento que culminou com a elaboração de um plano de melhoria contínua. Após uma análise da base de dados, foram encontrados alguns problemas com o dimensionamento do sistema kanban, tendo este sido redimensionado eliminando excesso e evitando quebras de stock. Por fim foi criado um cartão nível com o objetivo de reduzir o stock de material presente nas linhas de montagem.Foram ainda apresentadas sugestões de alternativas aos atuais meios de movimentação e realizados testes com o objetivo de mudar o processo de abastecimento, especializando operadores em tarefas à semelhança do que é feito numa linha de montagem. | por |
dc.description.abstract | The growing demand of the automotive market, leads companies to increasingly need to eliminate waste in order to make their processes more efficient and thus be able to do more with less. In order to reduce waste of stock and handling, the opportunity arises for this work based on a real problem, focusing on stock reduction on assembly lines and looking for alternatives to traditional material handling equipment.In this work, carried out in partnership with the logistics and assembly departments of Iber-Oleff Portugal, were developed methods for reducing stock on the assembly line, using concepts associated with internal milk runs such as Just In Time. Facing a lack of documentation related to internal logistics, the need arose to create a database with all the information related to the various supply routes of the Automotive Assembly lines so that it was possible to understand the general panorama of supply and from there to understand improvement needs. During data collection, problems were also surveyed during the supply process, which culminated in the development of a continuous improvement plan. After an analysis of the database, some problems were found with the sizing of the kanban system, which was resized eliminating excess and avoiding stock breaks. Finally, a level card was created in order to reduce the stock of material present in the assembly lines.Suggestions of alternatives to the current means of movement were also presented and tests were carried out with the aim of changing the supply process, specializing operators in tasks similar to what is done on an assembly line. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | embargoedAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Logística Interna | por |
dc.subject | Milk Run | por |
dc.subject | Meios de Movimentação | por |
dc.subject | Kanban | por |
dc.subject | Cartão Nível | por |
dc.subject | Internal Logistic | eng |
dc.subject | Milk Run | eng |
dc.subject | Material Handling Equipment | eng |
dc.subject | Kanban | eng |
dc.subject | Level Card | eng |
dc.title | Revisão dos fluxos de logística interna numa empresa do setor automóvel | por |
dc.title.alternative | Revision of internal logistic flows in an automotive company | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Departamento de Engenharia Mecânica | - |
degois.publication.title | Revisão dos fluxos de logística interna numa empresa do setor automóvel | por |
dc.date.embargoEndDate | 2026-07-20 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.embargo | 2026-07-20 | * |
dc.identifier.tid | 202520722 | - |
thesis.degree.discipline | Ciências de Engenharia Mecânica | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Goncalves, João Pedro Martins::0000-0002-7221-2614 | - |
uc.degree.classification | 17 | - |
uc.date.periodoEmbargo | 2190 | - |
uc.degree.presidentejuri | Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes | - |
uc.degree.elementojuri | Silva, Cristóvão | - |
uc.degree.elementojuri | Moniz, Samuel de Oliveira | - |
uc.contributor.advisor | Silva, Cristóvão | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | embargo_20260720 | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-7693-9570 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | Existing users please |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Joao_Goncalves.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Embargoed until July 20, 2026 Request a copy |
Page view(s)
204
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
28
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License