Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/91282
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Jorge Ferreira da-
dc.contributor.authorFaria, Marina Dias de-
dc.date.accessioned2020-10-29T13:00:09Z-
dc.date.available2020-10-29T13:00:09Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/91282-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirospor
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal determinar a importância relativa que as pessoas com deficiência visual dão aos atributos do serviço de restaurantes em momentos de lazer e a utilidade associada por tais consumidores aos níveis desses atributos. Para atingir esse objetivo, a parte empírica da pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira foram conduzidos grupos de foco com o objetivo de identificar os principais atributos de serviços e seus níveis para deficientes visuais em restaurantes. Na Etapa 2 foi aplicado um questionário e, com os resultados dessa survey, se passou à análise conjunta. Na Etapa 3 foram feitas observações e conduzidas entrevistas em restaurantes do Rio de Janeiro, visando verificar se os fatores apontados como mais relevantes para as pessoas com deficiência visual estão presentes em tais estabelecimentos. Os resultados da pesquisa apontaram cinco atributos como sendo os mais importantes: a ambiência, o atendimento, o formato da mesa, o acesso ao garçom e o cardápio. O acesso ao garçom teve a maior importância relativa, e o nível desse atributo com maior utilidade parcial foi o botão para chamar o garçom por meio de uma campainha. Foi possível identificar três clusters segmentando as pessoas com deficiência visual de acordo com as preferências relativas ao consumo em restaurantes. A terceira etapa mostrou que os restaurantes não são acessíveis. É necessário que invistam em mudanças de infra-estrutura e treinamento dos funcionários para que possam atender os consumidores com deficiência. Ao final são apontadas sugestões para estudos futuros e recomendações para praticantes.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectComportamento do consumidorpt
dc.subjectpessoas com deficiência visualpt
dc.subjectanálise conjuntapt
dc.subjectmarketing de serviçospt
dc.subjectrestaurantespt
dc.subjectserviços de lazerpt
dc.subjectacessibilidadept
dc.titlePessoas com Deficiência Visual e Consumo em Restaurantes: Um Estudo Utilizando Análise Conjuntapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=ocorrencia&nrSeq=16643@1&nrseqoco=56744pt
dc.date.embargo2010-10-01*
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Marina_Faria_Dissertação.PDF131.85 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

317
checked on Jul 23, 2024

Download(s)

101
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.