Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90139
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dc.contributor.advisorGomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Sara Macedo dos-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:03:32Z-
dc.date.available2020-06-30T22:03:32Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.date.submitted2020-06-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/90139-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO aumento da população mundial e o impacto que a globalização trouxe à sociedade contemporânea, gerou uma necessidade de reforçar os meios de mobilidade. Os meios de transporte estão, em grande medida, dependentes da exploração de recursos naturais, nomeadamente do petróleo. Este, sendo um recurso não renovável, vê as suas reservas naturais decrescerem drasticamente pelo que urge desenvolver novas soluções para a mobilidade, não só como forma de combater esta finitude como também os impactos negativos associados à sua utilização. A alternativa apontada como sendo a mais sustentável ao paradigma vigente tem sido a eletrificação dos transportes, uma vez que se considera possuírem um impacto ambiental menor.Assim sendo, a presente dissertação desenvolve diversas análises comparativas entre veículos elétricos (BEV e PHEV) e veículos de combustão interna (ICE). Inicia com uma análise das várias fases do ciclo de vida (produção, uso e reciclagem) em termos energéticos e de emissões. Tendo como ponto de partida que uma das grandes barreiras à disseminação destas novas tecnologias é o custo elevado na compra e o facto de as emissões serem mais elevadas na sua fase de produção, foi analisado o retorno do investimento inicial e realizada uma comparação dos custos estimados na fase de uso para os anos de 2019 e 2030. Nas análises efetuadas foi necessário levar em conta diversos cenários em termos do parque electroprodutor nacional por ter uma influência preponderante na avaliação dos impactos dos veículos elétricos. deterConclui-se que, para longas distâncias percorridas no ciclo de vida de um veículo, o PHEV é o veículo com resultados mais satisfatórios em termos energéticos e de emissões face ao ICE. Em termos de retorno de investimento inicial, verificou-se que o dos EV’s é elevado, apesar dos baixos custos na fase de uso. Assim sendo, é necessária uma grande evolução nas tecnologias, nas infraestruturas e nos custos de produção para que os EV’s sejam sustentáveis e possam constituir uma alternativa mais competitiva e aliciante no mercado automóvel.por
dc.description.abstractThe world’s population growth and the impact of globalization in the modern society demanded the reinforcement of the means of transport. The means of transport are mainly dependent on the natural resource’s exploitation, specifically oil. Being a non-renewable resource, oil natural reserves are decreasing drastically, therefore it is urgent to develop new mobility solutions not only because it is a limited resource but also to fight its environmental negative impacts. The alternative seen has the most sustainable according to the actual paradigm has been the electrification of transportation, since its environmental impact is considered to be less negative. For the purpose of analyzing this issue this thesis aims to develop several comparative analyses between electric vehicles (BEV and PHEV) and internal combustion vehicles (ICE). Firstly, it is made an energetic and emissions analysis on the different life cycle stages (production, use and recycling). Considering that one of the great barriers to the dissemination of this new technologies is the consumer’s high cost and the higher emissions during its production, the initial investment return was assessed and the estimated use phase costs referring to the years of 2019 and 2030 were compared. During this study different scenarios were considered in terms of the national energy mix since it has a high influence on the electric vehicles impact assessment.This study shows that for long distances in a vehicle’s life cycle the PHEV is the vehicle whose shows better energetic and emissions results when compared to the ICE.When we analyze the initial investment return the EV's revealed to be higher even considering the lower costs during the using phase.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEVpor
dc.subjectICEpor
dc.subjectPHEVpor
dc.subjectMix de produção de energia elétricapor
dc.subjectEnergia renovávelpor
dc.subjectEVeng
dc.subjectICEeng
dc.subjectPHEVeng
dc.subjectElectricity generation mixeng
dc.subjectRenewable energyeng
dc.titleEstudo comparativo de veículos ligeiros de passageiros com diferentes tecnologias. Análise dos impactos energéticos, das emissões e de custos na sua utilização em Portugalpor
dc.title.alternativeCOMPARATIVE STUDY OF LIGHT PASSENGER VEHICLES WITH DIFFERENT TECHNOLOGIES. ANALYSIS OF ENERGY IMPACTS, EMISSIONS AND COSTS IN THEIR USE IN PORTUGALeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleESTUDO COMPARATIVO DE VEÍCULOS LIGEIROS DE PASSAGEIROS COM DIFERENTES TECNOLOGIAS. ANÁLISE DOS IMPACTOS ENERGÉTICOS, DAS EMISSÕES E DE CUSTOS NA SUA UTILIZAÇÃO EM PORTUGALpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202491048-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Sara Macedo dos::0000-0002-8696-6521-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriJorge, Humberto Manuel Matos-
uc.degree.elementojuriGomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira-
uc.degree.elementojuriHenriques, Carla Margarida Saraiva de Oliveira-
uc.contributor.advisorGomes, Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira::0000-0003-1229-6243-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1229-6243-
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