Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89538
Title: Desafios na Comunicação das Artes
Other Titles: Challenges on Arts’ Communication
Authors: Santos, Tiago José Miranda 
Keywords: comunicação, cultura, marcas, redes sociais
Issue Date: Aug-2015
Publisher: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
metadata.degois.publication.title: Prisma
metadata.degois.publication.issue: 27
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Abstract: A lógica da comunicação tem-se alterado ao longo dos últimos anos, fruto da fusão e aquisição dos grupos de comunicação, tendo-se, por um lado, eliminado a riqueza da diversidade e, por outro, centralizado a informação em agentes de comunicação de dimensão cada vez maior. Este fenómeno poderá tornar os agentes culturais reféns de uma elitização da informação, onde um nicho controla a informação passível de ser divulgada pelos grandes mídias, como a televisão, a rádio e os jornais, colocando em causa a liberdade de imprensa e o direito à informação (Llosa, 2014). Paralelamente, observou-se, em alguns casos, a emissão da comunicação dos agentes culturais e artísticos apenas para os seus próprios nichos, não diversificando a sua comunicação e por consequência não conseguindo atingir um público maior. Este artigo procura responder de que forma as vias, os canais e os sentidos da comunicação podem favorecer uma determinada prática artística ou cultural, seja pelo prestígio da crítica especializada e pela divulgação e publicidade, ou pelos efeitos colaterais da deturpação ou alteração da informação original.
URI: https://hdl.handle.net/10316/89538
ISSN: 1646 - 3153
DOI: 10.21747/16463153
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC Bibliotecas - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2015-Desafios na Comunicação das Artes.pdf654.38 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

193
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

243
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.