Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89538
Title: Desafios na Comunicação das Artes
Other Titles: Challenges on Arts’ Communication
Authors: Santos, Tiago José Miranda 
Keywords: comunicação, cultura, marcas, redes sociais
Issue Date: Aug-2015
Publisher: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
Serial title, monograph or event: Prisma
Issue: 27
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Abstract: A lógica da comunicação tem-se alterado ao longo dos últimos anos, fruto da fusão e aquisição dos grupos de comunicação, tendo-se, por um lado, eliminado a riqueza da diversidade e, por outro, centralizado a informação em agentes de comunicação de dimensão cada vez maior. Este fenómeno poderá tornar os agentes culturais reféns de uma elitização da informação, onde um nicho controla a informação passível de ser divulgada pelos grandes mídias, como a televisão, a rádio e os jornais, colocando em causa a liberdade de imprensa e o direito à informação (Llosa, 2014). Paralelamente, observou-se, em alguns casos, a emissão da comunicação dos agentes culturais e artísticos apenas para os seus próprios nichos, não diversificando a sua comunicação e por consequência não conseguindo atingir um público maior. Este artigo procura responder de que forma as vias, os canais e os sentidos da comunicação podem favorecer uma determinada prática artística ou cultural, seja pelo prestígio da crítica especializada e pela divulgação e publicidade, ou pelos efeitos colaterais da deturpação ou alteração da informação original.
URI: https://hdl.handle.net/10316/89538
ISSN: 1646 - 3153
DOI: 10.21747/16463153
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC Bibliotecas - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
2015-Desafios na Comunicação das Artes.pdf654.38 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.