Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/89196
Título: | Juventude, Ritmo e Ausências | Autor: | Silva, Marcos Antonio Batista da | Data: | 10-Jan-2020 | Editora: | ALICE, Centro de Estudos Sociais | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Alice News | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Não existe uma maneira única de ser jovem. Cada um constrói, à sua maneira, um modo de ser, de agir, de confabular e de fazer sua história, dentro de uma circunstância dada. As contínuas transformações do mercado de trabalho, a desigualdade social, o racismo estrutural, repercutem na vida e na formação do jovem. “O racismo e o preconceito devem ser combatidos pela humanidade, por seus intelectuais, militantes, movimentos sociais, sindicatos, instituições educacionais e públicas, meios de comunicação e demais agentes públicos”. Essa realidade provoca o poder público, a escola, a família e as sociedades contemporâneas a discutirem a realidade do emprego, da capacitação profissional, da segurança, do combate a violência para com os jovens. Há necessidade de políticas públicas voltadas à população juvenil. Compreendem não apenas a formulação e a implementação de políticas de inserção, como também de programas de lazer e cultura – há ausência de espaços culturais para jovens de todas as idades nas periferias, capacitação profissional e oferta de oportunidades para o exercício da cidadania e um projeto de vida adulta. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/89196 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Vários |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juventude Ritmo e Ausencias.pdf | 436.35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
138
Visto em 15/out/2024
Downloads
54
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons