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https://hdl.handle.net/10316/89172
Title: | A paleopatologia na universidade: formação, investigação e divulgação | Authors: | Santos, Ana Luísa | Keywords: | Ensino; Pesquisa; Educação não formal; Difusão; Doença | Issue Date: | 11-Apr-2020 | Publisher: | Universidad de Alicante-Instituto Universitario de Investigación en Arqueología y Patrimonio Histórico (INAPH) | Serial title, monograph or event: | Cuidar, curar, morir: la endermedad leída en los huesos | Place of publication or event: | Alicante | Abstract: | paleopatologia tem uma história centenária tendo tido um grande desenvolvimento nas últimas duas décadas. Este trabalho tem como objetivo re!etir sobre o presente e o futuro desta disciplina, com particular ênfase nos contextos português e espanhol. O texto será alicerçado em três eixos. Formação: re!etindo sobre modelos para o ensino da paleopatologia (disciplinas, cursos curtos de iniciação e de especialização), para formar novos investigadores e promover a atualização contínua dos pro"ssionais, avaliando potenciais benefícios de iniciativas binacionais. Investigação: mostrando a necessidade de equipas quali"cadas e interdisciplinares, desde o planeamento das escavações antropológicas aos estudos laboratoriais, e a constituição de grupos internacionais quando os temas são transversais a vários países e/ou pela necessidade de recursos técnicos especializados. Divulgação: pela partilha do conhecimento obtido com as populações dos locais de proveniência dos vestígios osteológicos humanos revelando, assim, a importância do estudo e salvaguarda do património. Equaciona-se, igualmente, o uso das novas ferramentas de comunicação, designadamente das redes sociais, na transferência de conhecimento. Os desa"os aos investigadores também se encontram no meio académico, avaliando custos e benefícios entre publicar os estudos, nacional ou internacionalmente. Não obstante estas complexidades, é manifesto o extenso conhecimento obtido nas pesquisas paleopatológicas realizadas em Portugal e em Espanha. A evolução rápida da disciplina constitui um estímulo para os próximos anos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/89172 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CIAS - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
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