Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/89037
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dc.contributor.authorPadeiro, Jorge Miguel Nunes-
dc.date.accessioned2020-03-23T10:12:46Z-
dc.date.available2020-03-23T10:12:46Z-
dc.date.issued2018-08-03-
dc.identifier.issn2182-2905pt
dc.identifier.issn0430-5027pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/89037-
dc.description.abstractA mobilidade contemporânea é dominada pelo automóvel. Como sistema autoreprodutivo, a automobilidade tem -se reforçado ao longo do tempo, contribuindo para um conjunto de alterações sociais, culturais e geográficas. Neste quadro, as auto -estradas constituem um revelador da relação entre os territórios e o automóvel. Este artigo incide sobre as duas Áreas Metropolitanas Portuguesas (Lisboa e Porto), cuja rede de auto- estradas cresceu nas últimas três décadas de forma significativa. Com base numa revisão da literatura e nalguns dados estatísticos produzidos no decorrer de uma investigação em curso, providenciam -se pistas de reflexão acerca da realidade nacional. Os números mostram que as duas Áreas Metropolitanas ocupam uma posição excepcional no contexto europeu, com uma densidade de auto -estradas superior a 140km de vias por mil km2, equivalendo a um possível sobredimensionamento da rede em 35- 42% face a outras metrópoles europeias. A expansão recente (2000- 2016) da rede de auto- estradas mostra que esta situação não resulta só das necessárias políticas de modernização e de uma resposta automática ao desenvolvimento económico. Deve principalmente à ineficiente regulação da expansão urbana e à aceitação total, até um período muito recente, do automóvel como resposta às necessidades de mobilidade.pt
dc.description.abstractContemporary mobility is dominated by the car. As an auto -reproductive system, automobility has been reinforced in the last decades, contributing to a set of major social, cultural and spatial changes. In this context, motorways reveal the relationship between territories and automobile. This paper examines the case of the two Portuguese metropolitan areas (Lisbon and Oporto), where motorway networks have grown significantly in the last three decades. Based on a literature review and on some numbers produced during an ongoing research, some ideas are explored on the Portuguese case. It is shown both metropolitan areas hold an outstanding position in the European context, with a motorway density above 140km per 1,000km2, equivalent to a possible oversizing in 35 -42% comparing to other European cities. The recent expansion (2000 -2016) of the motorway network suggests that this situation is not only the result of the necessary modernisation policies, nor an automatic outcome of economic growth. It is mainly due to the inefficient regulation of urban expansion and to the total acceptation, until very recently, of automobile as a response to mobility needs.pt
dc.description.abstractLa mobilité contemporaine est dominée par l’automobile. En tant que système auto-reproductif, l’automobilité s’est renforcée au cours du temps, contribuant à un ensemble de changements sociaux, culturels et géographiques. Dans ce cadre, les autoroutes constituent un révélateur de la relation entre les territoires et la voiture. Cet article porte sur les Aires Métropolitaines de Lisbonne et de Porto dont le réseau autoroutier s’est étendu de manière significative au cours des trois dernières décennies. À travers une revue de littérature et de quelques chiffres produits dans le cadre d’une recherche en cours, quelques pistes de réflexion sont proposées. Les chiffres montrent que les deux aires métropolitaines occupent une position exceptionnelle dans le contexte européen, avec une densité autoroutière supérieure à 140km de voies pour 1 000km2, ce qui équivaut à un possible surdimensionnement du réseau de l’ordre de 35- 42% par rapport à d’autres métropoles européennes. L’expansion récente (2000 -2016) du réseau autoroutier montre que cette situation n’est pas seulement le résultat de nécessaires politiques de modernisation, ni d’une conséquence automatique du développement économique. Celle- ci doit surtout à l’inefficace régulation de l’expansion urbaine et à l’acceptation totale, jusqu’à une période très récente, de l’automobile comme réponse aux besoins de mobilité.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Centro de Estudos Geográficospt
dc.relationIF/01291/2014pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectAuto-estradaspt
dc.subjectautomobilidadept
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectinfra-estruturaspt
dc.subjectexpansão urbanapt
dc.subjectMotorwayspt
dc.subjecthighwayspt
dc.subjectautomobilitypt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectinfrastructurespt
dc.subjecturban sprawlpt
dc.subjectAutoroutespt
dc.subjectautomobilitépt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectinfrastructurespt
dc.subjectexpansion urbainept
dc.titleDominação e reprodução da automobilidade: a rede de auto‑estradas das áreas metropolitanas de Lisboa e Portopt
dc.title.alternativeDomination And Reproduction Of Automobility: The Motorway Network Of The Lisbon And Oporto Metropolitan Areaspt
dc.title.alternativeDomination Et Reproduction De L’automobilité: Le Reseau Autoroutier Des Aires Metropolitaines De Lisbonne Et Portopt
dc.typearticleen
degois.publication.firstPage161pt
degois.publication.lastPage188pt
degois.publication.issue108pt
degois.publication.titleFinisterrapt
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/12218pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.18055/Finis12218pt
degois.publication.volume53pt
dc.date.embargo2018-08-03*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.author.orcid0000-0002-4996-4308-
Appears in Collections:I&D CEGOT - Artigos em Revistas Internacionais
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