Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88662
Título: O impacto da informação jornalística no mercado acionista
Outros títulos: The impact of journalistic information in the shareholder market
Autor: Figueira, João 
Mota, Margarida
Data: 12-Jun-2019
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Revista: Mediapolis 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mediapolis
Número: 8
Resumo: O presente artigo visa perceber se a informação jornalística da imprensa generalista online sobre as sociedades anónimas desportivas dos três principais clubes portugueses — Benfica, Porto e Sporting — influencia o seu comportamento em bolsa. Para tal, aplicamos o conceito de valor-notícia de Galtung & Ruge (1969) na seleção das matérias noticiosas, para depois observar se após as respetivas publicações são visíveis reações no mercado financeiro daquelas sociedades e quais, segundo a metodologia introduzida por Fama et al (1969).
This article aims to understand if the press information of the online general press about the Public Limited Sports Companies of the three main portuguese clubs - Benfica, Oporto and Sporting - influences its behavior in the stock exchange. For this we apply the concept of news value of Galtung & Ruge (1969) in the selection of news materials, and then observe if after their publications are visible reactions in the financial market of those societies and which, according to the methodology introduced by Fama et al (1969).
URI: https://hdl.handle.net/10316/88662
ISSN: 2183-6019
1645-5681
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Comunicação - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
6374-Texto do Artigo-28675-1-10-20191213.pdfn/a2.85 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

194
Visto em 23/abr/2024

Downloads

145
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons