Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88429
Título: A inovação em educação como tema de interesse no jornal "Traço de União" da escola de educadoras de infancia ''Maria Ulrich" (Lisboa-Portugal, 1966-1973)
Autor: Pinto, Rooney Figueiredo 
Ferreira, António Gomes
Mota, Luís 
Palavras-chave: inovação; jornal Traço de União; Escola de Educadoras de Infância "Maria Ulrich"
Data: 2018
Editora: Universidad de Salamanca, Ediciones Universidad de Salamanca
Título da revista, periódico, livro ou evento: La prensa pedagógica de los profesores
Local de edição ou do evento: Salamanca, Espanha
Resumo: O jornal “Traço de União” foi publicado pela Escola de Educadoras de Infância Maria Ulrich, em Lisboa, no período de 1966 a 1973. Com uma periodicidade eventual, formato próximo ao tablóide, entre 8 e 12 páginas impressas com até três colunas de texto por página, explorava temas relacionados à criança e à formação moral e pedagógica das educadoras de infância, a missão social dos especialistas em pedagogia infantil e os jardins de infância. Em alguns exemplares também eram reproduzidos artigos da revista La Femme et la Vie, le Monde, bem como excertos de livros. Como parte de uma investigação em desenvolvimento, este trabalho tem por objetivo apontar algumas reflexões sobre a inovação em educação como tema de interesse no jornal “Traço de União”. Adotando uma metodologia qualitativa, com análise dos conteúdos dos jornais (1966-1973), propomos reflexões às seguintes perguntas: Que conteúdos e objetivos eram privilegiados no jornal “Traço de União”? Como enunciava a inovação e que autores e práticas eram apontadas como inovadoras? Qual a relevância do “Traço de União” no contexto português das educadoras de infância entre as décadas de 60 e 70 do século XX? A análise dos conteúdos permitiu-verificar a distribuição dos textos e seus objetivos, constatando que os “Testemunhos” assumiam o protagonismo no jornal, sendo predominantemente utilizados para transmitir impressões, partilhar informações atualizadas e práticas reconhecidas nos textos como inovadoras, como a educação pela arte, a Escola Nova e os Kinder-Garten. Destacam-se, sobretudo, os testemunhos sobre os Jardins-Escolas João de Deus as quais são referenciadas em associação com exemplos estrangeiros, particularmente da Bélgica (escolas de Decroly) e Itália (Casas Dei Bambini), bem como as referências a Pestalozzi, Blanche Harvaux, Marie-Aimée Niox-Chateau, os quais estão entre os autores citados ou cujos textos foram reproduzidos no jornal como incentivo à uma perspectiva vanguardista da educação. Embora seja um jornal com poucas edições e curta existência, o jornal “Traço de União” apresenta possibilidades para diversas investigações no âmbito da imprensa pedagógica e espaço de partilha de conhecimentos e experiências inovadoras no contexto português do século XX. Ao utilizar os testemunhos como recurso de partilha, promove a categoria profissional de educadoras de infância, convoca à reflexão sobre as práticas pedagógicas de vanguarda em Portugal e na Europa, e posiciona-se como um jornal onde a inovação em educação é um tema de interesse.
Descrição: José María Hernández Díaz (ed. lit.)
URI: https://hdl.handle.net/10316/88429
ISBN: 978-84-9012-982-1
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
PrensaPedag.pdfA inovação em educação como tema de interesse no jornal "Traço de União" da escola de educadoras de infancia ''Maria Ulrich" (Lisboa-Portugal, 1966-1973)1.35 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

176
Visto em 23/abr/2024

Downloads

6
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.