Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88361
Title: Velhas terapêuticas para novas aplicações: o reposicionamento de fármacos como estratégia de desenvolvimento
Other Titles: Old therapeutics for new applications: the repositioning of drugs as a development strategy
Authors: Vale, Cátia Daniela Pereira
Orientador: Mendes, Alexandrina Maria Ferreira Santos Pinto
Pereira, Joana Isabel Henriques
Keywords: reposicionamento; indicação terapêutica; dados; investimento; repositioning; therapeutic indication; data; investment
Issue Date: 18-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Velhas terapêuticas para novas aplicações: o reposicionamento de fármacos como estratégia de desenvolvimento
Place of publication or event: Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; FArmácia Santo António -Guimarães
Abstract: O reposicionamento de fármacos consiste na pesquisa e identificação de novas indicações terapêuticas para fármacos já conhecidos. Aparece como uma alternativa para combater a estagnação da investigação e desenvolvimento de novos medicamentos, por parte da indústria farmacêutica nos últimos anos. O seu desenvolvimento clínico requer menos tempo e menos etapas, visto que o perfil de segurança do medicamento já é conhecido e demonstrado, assim como um investimento mais baixo. A pesquisa das novas indicações terapêuticas pressupõe abordagens experimentais e computacionais para se gerarem as hipóteses de interações fármaco-alvo desconhecidas até então. Estas baseiam-se em dados genómicos, proteómicos, estruturais, fenotípicos, de ligações químicas, de semelhanças entre fármacos, de mecanismos de ação, de indicações off-label e de informações de farmacovigilância, de ensaios clínicos e relatadas por pacientes e profissionais de saúde, em registos eletrónicos. As áreas com maior carência de medicamentos são a oncologia e as doenças raras, pelo que têm no reposicionamento uma esperança em encontrar fármacos eficazes. Para isto ser possível, é fundamental a criação de parcerias entre instituições académicas, instituições de pesquisa biotecnológica e indústrias farmacêuticas, para se aumentar a pesquisa e os investimentos proporcionados, assim como o aumento de financiamentos por parte dos governos. Já existem algumas parcerias e financiamentos para incentivar a pesquisas, mas ainda em número insuficiente. Além disso, já há também fármacos colocados no mercado pela via do reposicionamento. Contudo, ainda há alguns fatores que dificultam o reposicionamento e a entrada dos fármacos reposicionados no mercado, nomeadamente os aspetos relacionados com a falta de investimento e as patentes que protegem os medicamentos.
The repositioning of drugs consists of the research and identification of new therapeutic indications for drugs already known. It appears as an alternative to counteract the stagnation of research and development of new drugs by the pharmaceutical industry in recent years. Its clinical development requires less time and fewer steps, since the safety profile of the drug is already known and demonstrated, as well as a lower investment. The research of the new therapeutic indications presupposes experimental and computational approaches to generate the hypotheses of unknown drug-target interactions until then. These are based on genomic, proteomic, structural, phenotypic, chemical bonding, drug-like, action-mechanism, off-label indications and pharmacovigilance information from clinical trials and reported by patients and health professionals, in electronic records. The areas with the greatest lack of medicines are oncology and rare diseases, so they have in repositioning a hope of finding effective drugs. For this to be possible, partnerships between academic institutions, biotechnological research institutions and pharmaceutical industries are essential to increase research and investment, as well as increased funding from governments. There are already some partnerships and funding to encourage research, but still insufficient. In addition, there are also drugs placed on the market through repositioning. However, there are still some factors that hinder the repositioning and entry of repositioned drugs in the market, namely the aspects related to the lack of investment and the patents that protect the medicines.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88361
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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