Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88073
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dc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
dc.contributor.authorConceição, Ana Matilde Branco da-
dc.date.accessioned2019-11-18T23:38:11Z-
dc.date.available2019-11-18T23:38:11Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.date.submitted2019-11-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/88073-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractStorytelling is a recent term that has been used more frequently every day. Although it may be difficult to reach a consensus about its definition, storytelling is often defined as the art of telling stories. The art of telling stories is part of cultural tradition of all humanity, since this action was first seen by our ancestors through rupest paintings. It is said that a product of storytelling must conquer and call the attention of the public.This thesis intends to explore this term in the form of a game. This game transmits a narrative that depends on the user. How? Based on a few tales collected by Teófilo Braga in 1886 and registered on his book “Contos Tradicionais do Povo Português”, during the game, the user will face excerpts from these tales and interactive buttons. The user will have to choose one button to go forward on the story and it will be narrated according to the button chosen by the user. Lastly, the user may access the originals tales that crossed their story.This game will be aimed at children between the ages of 10 and 14 since, in Portugal, the book used as base of this project is indicated as a recommended reading to the students of the Portuguese course of the seventh grade of schoolarity.------------Storytelling é um termo recente que tem vindo a ser utilizado cada vez mais. Embora seja difícil chegar a um consenso sobre a sua definição, storytelling é muitas vezes definido como a arte de contar histórias. A arte de contar histórias faz parte da tradição cultural de toda a humanidade, visto que esta ação tem início nos nossos antepassados através das pinturas rupestres e da tradição da linguagem oral. Diz-se também que um produto de storytelling deve conquistar e chamar a atenção do público.Esta dissertação pretende explorar este termo na forma de um de jogo. Este jogo transmite uma narrativa que dependerá do utilizador. Como? Tendo por base alguns dos contos recolhidos por Teófilo Braga em 1886 e registados no seu livro “Contos Tradicionais do Povo Português”, ao longo do jogo, o utilizador deparar-se-á com excertos destes contos e com vários botões. O utilizador terá sempre de escolher um botão para avançar na história e esta será narrada consoante o botão que o utilizador escolher. Por fim, o utilizador poderá aceder aos contos originais que cruzaram a sua história.Este jogo será mais direcionado para crianças entre os 10 e 14 anos visto que em Portugal o livro utilizado como base deste projeto está indicado como leitura recomendada para os alunos de Português do sétimo ano de escolaridade.eng
dc.description.abstractStorytelling é um termo recente que tem vindo a ser utilizado cada vez mais. Embora seja difícil chegar a um consenso sobre a sua definição, storytelling é muitas vezes definido como a arte de contar histórias. A arte de contar histórias faz parte da tradição cultural de toda a humanidade, visto que esta ação tem início nos nossos antepassados através das pinturas rupestres e da tradição da linguagem oral. Diz-se também que um produto de storytelling deve conquistar e chamar a atenção do público.Esta dissertação pretende explorar este termo na forma de um de jogo. Este jogo transmite uma narrativa que dependerá do utilizador. Como? Tendo por base alguns dos contos recolhidos por Teófilo Braga em 1886 e registados no seu livro “Contos Tradicionais do Povo Português”, ao longo do jogo, o utilizador deparar-se-á com excertos destes contos e com vários botões. O utilizador terá sempre de escolher um botão para avançar na história e esta será narrada consoante o botão que o utilizador escolher. Por fim, o utilizador poderá aceder aos contos originais que cruzaram a sua história.Este jogo será mais direcionado para crianças entre os 10 e 14 anos visto que em Portugal o livro utilizado como base deste projeto está indicado como leitura recomendada para os alunos de Português do sétimo ano de escolaridade.------------Storytelling is a recent term that has been used more frequently every day. Although it may be difficult to reach a consensus about its definition, storytelling is often defined as the art of telling stories. The art of telling stories is part of cultural tradition of all humanity, since this action was first seen by our ancestors through rupest paintings. It is said that a product of storytelling must conquer and call the attention of the public.This thesis intends to explore this term in the form of a game. This game transmits a narrative that depends on the user. How? Based on a few tales collected by Teófilo Braga in 1886 and registered on his book “Contos Tradicionais do Povo Português”, during the game, the user will face excerpts from these tales and interactive buttons. The user will have to choose one button to go forward on the story and it will be narrated according to the button chosen by the user. Lastly, the user may access the originals tales that crossed their story.This game will be aimed at children between the ages of 10 and 14 since, in Portugal, the book used as base of this project is indicated as a recommended reading to the students of the Portuguese course of the seventh grade of schoolarity.por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectstorytellingpor
dc.subjecthistóriaspor
dc.subjectjogos de narrativapor
dc.subjectTeófilo Bragapor
dc.subjectContos Tradicionais do Povo Portuguêspor
dc.subjectstorytellingeng
dc.subjectstorieseng
dc.subjectnarrative gameseng
dc.subjectTeófilo Bragaeng
dc.subjecttraditional taleeng
dc.titleStorytelling: Ilustração e Interatividade de “Contos Tradicionais do Povo Portuguêspor
dc.title.alternativeStorytelling: Ilustração e Interatividade de “Contos Tradicionais do Povo Portuguêseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI_FCTUC-
degois.publication.titleStorytelling: Ilustração e Interatividade de “Contos Tradicionais do Povo Portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202306879-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorConceição, Ana Matilde Branco da::0000-0003-3524-2213-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMacedo, Luís Miguel Machado Lopes-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
uc.degree.elementojuriCoelho, Nuno Miguel Cabral Carreira-
uc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextreserved-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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