Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87768
Título: A comunidade portuguesa de Macau: integração e língua de acolhimento
Autor: Branco, Inês 
Palavras-chave: imigração, integração, língua de acolhimento, usos e gratificações dos média, Macau, portugueses em Macau.
Data: 2017
Editora: Instituto do Oriente, Unidade de Investigação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. ISCSP. Lisboa.
Título da revista, periódico, livro ou evento: DAXIYANGGUO - REVISTA PORTUGUESA DE ESTUDOS ASIÁTICOS
Número: 22
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: Esta pesquisa foca-se na comunidade imigrante portuguesa em Macau. Analisa os usos dos média - étnicos, mainstream e transnacionais - por imigrantes durante o processo de integração: na manutenção dos laços com o pais de origem e na adaptação à sociedade de acolhimento, em que a língua de acolhimento assume um papel crucial. A investigação enquadra-se nos estudos de audiências e baseia-se na teoria dos Usos e Gratificações dos Média (Katz, Blumler, & Gurevitch, 1974). No que respeita à integração, assenta no modelo de estratégias de aculturação de Berry &Sam (2001, 2006). Quanto à lingua, assenta na teoria do poder e da prática de Bourdieu (1991), especificamente na parte relativa ao poder simbólico da língua. Quanto à metodologia, foram realizadas 29 entrevistas semi-estruturadas e em profundidade. A amostra foi de conveniência e teoricamente sustentada. A seguir às entrevista, foi feita uma análise de conteúdo individual e transversal. Este artigo pretende contribuir para o enriquecimento de linhas de investigação sobre audiências activas dos média e como fonte de informação para políticas relacionadas com os média e com a língua de acolhimento. No caso de empresas de comunicação, a informação obtida poderá ser útil para adaptarem melhor os seus conteúdos a este público específico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87768
ISSN: 16454677
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

326
Visto em 16/abr/2024

Downloads

683
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.