Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/87559
Título: | Performance Arte: Projetos, Mediações e seus Desenvolvimentos no Plano Global da Ecranização | Autor: | Fernandes, João Carlos Gordilho | Orientador: | Oliveira, Fernando Matos Carvalho, António |
Palavras-chave: | Performance Arte; Reperformance; Arte da Acção; Arte Viva; Egídio Álvaro | Data: | 23-Mai-2019 | Projeto: | Fundação para a Ciência e Tecnologia | Resumo: | As primeiras manifestações públicas da Performance Arte em Portugal, como viemos a confirmar, surgiram no contexto da “Perspectiva 74”. Esta foi uma mostra artística realizada em Fevereiro, em 1974, no Porto. Com efeito, essas intervenções artísticas foram a origem durante anos de acesas polémicas e suscitando questionamentos constituíram um estímulo poderoso à aproximação de intelectuais utópicos. Sendo amada por uns e odiada por muitos outros, a performance arte foi considerada pelo crítico de arte Egídio Álvaro, a par do Modernismo, do Surrealismo e do Neo-realismo, como uma das mais importantes propostas da arte portuguesa do século XX. Ela configura desde então um movimento alternativo de contestação política e social da contracultura aos processos normativos da cultura dominante. A nossa abordagem não é nada tranquilizadora, pois as transformações em curso que passamos a designar de ecranização global são desafiantes, porque ameaçam modificar tão radicalmente as condições da vida humana tal como a conhecemos e o ambiente social onde esta se processa que escapam às descrições artificiosas que integram pressupostos de valorização antecipando futuros radiantes. A performance arte insere-se numa perspectiva do pensamento ecológico assumindo uma responsabilidade perante aspectos da vida que ainda não existem. Tal exemplo visto no seu todo e quando socialmente configurado nas relações da vida do dia-adia torna-se um antídoto eficaz contra o elitismo. No que concerne concretamente à arte da performance, as mais recentes práticas de apresentação e preservação da arte contemporânea em contexto museológico recorrem quer à reconstituição da arte da performance, que por definição é um acontecimento único, quer a métodos utilizados pela repétition que apelam à teatralização (encenação) do espaço da performance arte, subvertendo o processo criativo desta arte de acção e do corpo. As estratégias de replicação (reperformance) desta arte efémera passam por produzir uma resposta eficaz à programação da performance arte. Na arte contemporânea, como em muitos outros domínios, em tempo real, a arte da acção tem que intervir para propor às pessoas a realização do espaço utópico da performance arte. | Descrição: | Tese de Doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/87559 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | Colégio das Artes - Teses de Doutoramento UC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | Entrar |
---|---|---|---|---|
Performance Arte.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | Acesso Embargado Pedir uma cópia |
Visualizações de página
375
Visto em 23/abr/2024
Downloads
34
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.