Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87559
Title: Performance Arte: Projetos, Mediações e seus Desenvolvimentos no Plano Global da Ecranização
Authors: Fernandes, João Carlos Gordilho
Orientador: Oliveira, Fernando Matos
Carvalho, António
Keywords: Performance Arte; Reperformance; Arte da Acção; Arte Viva; Egídio Álvaro
Issue Date: 23-May-2019
Project: Fundação para a Ciência e Tecnologia 
Abstract: As primeiras manifestações públicas da Performance Arte em Portugal, como viemos a confirmar, surgiram no contexto da “Perspectiva 74”. Esta foi uma mostra artística realizada em Fevereiro, em 1974, no Porto. Com efeito, essas intervenções artísticas foram a origem durante anos de acesas polémicas e suscitando questionamentos constituíram um estímulo poderoso à aproximação de intelectuais utópicos. Sendo amada por uns e odiada por muitos outros, a performance arte foi considerada pelo crítico de arte Egídio Álvaro, a par do Modernismo, do Surrealismo e do Neo-realismo, como uma das mais importantes propostas da arte portuguesa do século XX. Ela configura desde então um movimento alternativo de contestação política e social da contracultura aos processos normativos da cultura dominante. A nossa abordagem não é nada tranquilizadora, pois as transformações em curso que passamos a designar de ecranização global são desafiantes, porque ameaçam modificar tão radicalmente as condições da vida humana tal como a conhecemos e o ambiente social onde esta se processa que escapam às descrições artificiosas que integram pressupostos de valorização antecipando futuros radiantes. A performance arte insere-se numa perspectiva do pensamento ecológico assumindo uma responsabilidade perante aspectos da vida que ainda não existem. Tal exemplo visto no seu todo e quando socialmente configurado nas relações da vida do dia-adia torna-se um antídoto eficaz contra o elitismo. No que concerne concretamente à arte da performance, as mais recentes práticas de apresentação e preservação da arte contemporânea em contexto museológico recorrem quer à reconstituição da arte da performance, que por definição é um acontecimento único, quer a métodos utilizados pela repétition que apelam à teatralização (encenação) do espaço da performance arte, subvertendo o processo criativo desta arte de acção e do corpo. As estratégias de replicação (reperformance) desta arte efémera passam por produzir uma resposta eficaz à programação da performance arte. Na arte contemporânea, como em muitos outros domínios, em tempo real, a arte da acção tem que intervir para propor às pessoas a realização do espaço utópico da performance arte.
Description: Tese de Doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87559
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

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