Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/87440
Title: | Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica | Authors: | von Linsingen, Irlan Corrêa, Raquel Folmer |
Keywords: | Tecnologias sociais; Autoria; Educação CTS; Estudos CTS; Cidadania sociotécnica | Issue Date: | Nov-2015 | Publisher: | Centro de Estudos Sociais | Serial title, monograph or event: | Oficina do CES | Issue: | 430 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/87440 | ISSN: | 2182-7966 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Oficina do CES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais.pdf | 634.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
216
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
176
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.