Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/87440
Title: | Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica | Authors: | von Linsingen, Irlan Corrêa, Raquel Folmer |
Keywords: | Tecnologias sociais; Autoria; Educação CTS; Estudos CTS; Cidadania sociotécnica | Issue Date: | Nov-2015 | Publisher: | Centro de Estudos Sociais | Serial title, monograph or event: | Oficina do CES | Issue: | 430 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/87440 | ISSN: | 2182-7966 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Oficina do CES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais.pdf | 634.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.