Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87440
Title: Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica
Authors: von Linsingen, Irlan
Corrêa, Raquel Folmer
Keywords: Tecnologias sociais; Autoria; Educação CTS; Estudos CTS; Cidadania sociotécnica
Issue Date: Nov-2015
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Oficina do CES
Issue: 430
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87440
ISSN: 2182-7966
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Oficina do CES

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais.pdf634.68 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.