Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87440
Title: Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica
Authors: von Linsingen, Irlan
Corrêa, Raquel Folmer
Keywords: Tecnologias sociais; Autoria; Educação CTS; Estudos CTS; Cidadania sociotécnica
Issue Date: Nov-2015
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Oficina do CES
Issue: 430
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste artigo, investigamos possibilidades de promover autoria segundo uma visão crítica e educacional sobre tecnologia social. Para isso, utilizamos os estudos sociais da ciência e tecnologia (ECTS) em perspectiva educacional latino-americana. Inicialmente, apresentamos a ideia sobre tecnologia que guia nosso trabalho, problematizamos percepções dominantes de determinismo (social e tecnológico), neutralidade e essencialidade da ciência e de autonomia da tecnologia. Abordamos significados e origens de tecnologias sociais e discutimos possibilidades e limites de mobilização para a autoria em ambientes educacionais. Nossa reflexão crítica final propõe a incorporação de Estudos CTS em perspectiva educacional aos debates sobre tecnologia social.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87440
ISSN: 2182-7966
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Oficina do CES

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Perspectivas educacionais em tecnologias sociais.pdf634.68 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

194
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

165
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.