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Title: O ambiente sonoro nas estações de caminho de ferro - avaliação e medidas de melhoria em duas estações ferroviárias portuguesas
Other Titles: The sound environment on the railway stations - evaluation and measures of improvement in two portuguese railway stations
Authors: Grácio, Ana Francisca de Freitas 
Orientador: Mateus, Diogo Manuel Rosa
Mendes, Paulo Jorge Rodrigues Amado
Keywords: estação ferroviária; condicionamento acústico; tempo de reverberação; parâmetros de qualidade sonora; reabilitação acústica; railway station; acoustic conditioning; reverberation time; sound quality parameters; acoustic rehabilition
Issue Date: 8-Feb-2019
Serial title, monograph or event: O ambiente sonoro nas estações de caminho de ferro - avaliação e medidas de melhoria em duas estações ferroviárias portuguesas
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: As crescentes exigências da população, relativamente à sua qualidade de vida e ao conforto acústico dos espaços que frequentam, têm feito evoluir o interesse em lhes dar resposta. Uma boa capacidade acústica dos edifícios influencia o quotidiano de quem os habita, visita ou trabalha, nomeadamente, a sua saúde e a sua segurança. Todavia, existem espaços mais vulneráveis do que outros, designadamente os que se consideram de circulação e de uso comunitário. É o caso das estações ferroviárias, onde se registam, frequentemente, níveis sonoros variáveis e potencialmente significativos. Ainda que sejam locais onde é necessária uma adequada acústica para a difusão de mensagens sonoras, através de sistemas eletroacústicos, são também espaços com elevada circulação de utilizadores e de veículos ferroviários.Tendo consciência de que as estações são espaços inerentes ao quotidiano de muitas pessoas e que as suas condições acústicas são ainda um tema pouco explorado, pretendeu-se, com este trabalho, aliar uma revisão bibliográfica a uma caracterização do ambiente sonoro das zonas de espera e de circulação de duas estações ferroviárias portuguesas, com anos de construção distintos – Aveiro e Coimbra-B. Desta forma, foi efetuada, numa primeira fase, uma pesquisa e respetiva compilação de definições e outros estudos de caso. Em segunda instância, efetuaram-se as medições nas duas estações selecionadas, tendo como base a Norma ISO 3382-1: obtiveram-se alguns parâmetros de qualidade sonora como o TR, o D50, o RASTI e o STI. A subsequente análise e comparação dos seus valores permitiram a identificação de eventuais insuficiências acústicas e a definição genérica de algumas soluções que possam vir a melhorar a experiência dos utilizadores.
The increasing demands of the population on their quality of life and the acoustic comfort of the spaces that they use have also evolved the interest in responding to them. A good acoustic capacity of the buildings influences the daily life of those who inhabit them, visit or work, namely their health and safety.However, there are spaces that are more vulnerable than others, such as those considered to be of circulation and community use. This is the case of railway stations, where variable and potentially significant noise levels are often recorded. Although they are places where an adequate acoustics is needed for the diffusion of sound messages through electroacoustic systems, they are also spaces with a high circulation of users and railway vehicles.Bearing in mind that stations are spaces inherent to the daily life of many people and that their acoustic conditions are still an unexplored theme, it was intended, with this work, to combine a bibliographical review with a characterization of the sound environment of the waiting areas and circulation spaces of two portuguese stations, with different construction years - Aveiro and Coimbra-B.Therefore, a research and compilation of definitions and other case studies was carried out in the first phase. In the second instance, the measurements were taken at the two stations, based on ISO 3382-1: some sound quality parameters such as TR, D50, RASTI and STI were obtained. The subsequent analysis and comparison of their values allowed the identification of possible acoustic pathologies and the generic definition of some solutions that can improve the experience of the users.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86784
Rights: openAccess
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