Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/86667
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Calazans Duarte junto da turma 9º G no ano letivo 2017/2018 | Other Titles: | REPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL ENGINEER CALAZANS DUARTE WITH THE 9th G IN THE LEADING YEAR 2017/2018 | Authors: | Baptista, Luís Filipe Henriques | Orientador: | Nobre, Paulo Renato Bernardes | Keywords: | Estágio Pedagógico; Educação Física; Motivação; Estilo de Ensino Recíproco; Teacher Training; Physical Education; Motivation; Reciprocal Teaching Style. | Issue Date: | 12-Oct-2018 | Serial title, monograph or event: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA 9º G NO ANO LETIVO 2017/2018 | Place of publication or event: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | Abstract: | O Relatório Final de Estágio insere-se no plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este relatório integra uma análise e reflexão ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans no ano letivo de 2017 / 2018.O Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular onde é possibilitado ao professor estagiário, de uma forma orientada, exercer e cumprir com todas as funções inerentes ao cargo docente. Constitui, portanto, a componente prática da aplicação dos saberes teóricos adquiridos durante a formação inicial. Neste caso, o Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Acácio Calazans Duarte inserido no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente no ano letivo de 2017/2018, no qual foi lecionada a disciplina de Educação Física à turma G do 9º ano.O Relatório de Estágio tem por objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e as formas utilizadas para as vencer durante o estágio pedagógico.Este relatório divide-se em três partes fundamentais: a primeira trata de uma contextualização da prática desenvolvida; a segunda consiste numa análise reflexiva sobre a prática pedagógica; e por fim, a terceira parte irá aprofundar o tema-problema “O uso do estilo de ensino recíproco e a motivação nas aulas de Futsal”.Para este estudo, foi aplicado um questionário a 28 alunos do 9º G da Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte. Os resultados revelaram que os alunos estão motivados para o Futsal.Palavras-Chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Motivação e Estilo de Ensino Recíproco. The Final Report of Internship is included in the curricular plan of the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra.This report integrates an analysis and reflection on the Pedagogical Teacher trainning held at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School in the academic year 2017/2018.The Pedagogical Stage is characterized by a period of curricular formation where it is possible for the trainee teacher, in an oriented way, to exercise and fulfill all the functions inherent to the teaching position. It is, therefore, the practical component of the application of the theoretical knowledge acquired during the initial training. In this case, the Pedagogical Stage was held at the Acácio Calazans Duarte Secondary School, from the Marinha Grande Poente School Group in the academic year 2017/2018, in which the Physical Education discipline was taught to the G group of the 9th grade.This report has three parts: the first deals with a contextualization of the developed practice; the second is a reflexive analysis of pedagogical practice; and finally, the third part will deepen the Problem-Theme on "The use of reciprocal teaching style and motivation in Physical Education Futsal classes". For this study, a questionnaire was applied to 28 students from the 9th G of the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School. The results revealed that the students are motivated for Futsal.Keywords: Pedagogical Stage, Physical Education, Motivation and Reciprocal Teaching Style. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/86667 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
exemplar do Relatório de Estágio.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
417
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
376
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License