Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86650
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 7.º 2, no ano letivo de 2017/2018 - Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos
Other Titles: Report of Teacher Training developed in Secondary School, José Falcão, in Coimbra, along the class 7.º 2, in the academic year 2017/2018 Impact of Physical Education classes in the physical fitness of students
Authors: Ribeiro, João Tiago de Freitas 
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Aptidão Física; Teacher Training; Physical Education; Reflection; Physical Fitness
Issue Date: 26-Jun-2018
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, junto da turma 7.º 2, no ano letivo de 2017/2018 - Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente documento pretende ser um retrato reflexivo e ilustrativo da atividade desenvolvida da unidade curricular de Estágio Pedagógico, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este pretende promover a integração do estudante estagiário no meio escolar e no exercício da atividade docente de forma gradual e orientada, ao longo do ano letivo, através da prática de ensino supervisionada. O Estágio Pedagógico, decorreu na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, em que fomos acompanhados, por um Professor Cooperante da escola e um Professor Orientador da Faculdade. O caminho percorrido foi marcado pelo espírito de partilha, rigor e superação, sempre na procura do conhecimento. A reflexão foi uma ferramenta essencial e necessária para dar sentido ao desenvolvimento profissional, fazendo de nós investigadores nas próprias aulas. O presente relatório encontra-se organizado em sete capítulos: a Introdução, a Contextualização da prática desenvolvida, uma Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, o Aprofundamento do Tema Problema, e por fim as Considerações Finais, onde são apresentadas as conclusões, fazendo uma retrospetiva do todo o processo de estágio e perspetivando o futuro profissional.Em relação ao aprofundamento do tema problema, este tem como principal questão, tentar perceber qual o impacto das aulas de Educação Física na Aptidão Física dos alunos, a amostra é constituída por 2 grupos de alunos, um grupo do Básico do 7.º ano com uma média de idades de 12,2 e outro grupo do secundário do 12.º ano com uma média de idades de 16,9, esta amostra foi avaliada em dois momentos através do teste do Quilometro e através da Força Abdominal, e também foi aplicado um questionário aos alunos para perceber qual o seu nível de atividade física extracurricular, para assim podermos apresentar um maior rigor no estudo.
This document is intended to be a portrait reflexive and illustrative of the activity of the curricular unit of Teacher Training, integrated in the Masters Degree in the teaching of physical education in primary and secondary teaching. This aims to promote the integration of the trainee student at school and in the exercise of the teaching activity in a gradual and guided along the year, through the practice of supervised teaching. The Teacher Training, took place at Secondary School José Falcão, in Coimbra, in which we were accompanied by a Cooperating Teacher of the school and a Professor of the Faculty advisor. The journey was marked by a spirit of sharing, rigor and overcoming, always in search of knowledge. The reflection was an essential tool and needed to give meaning to professional development, making us researchers in their own classroom. This report is organized into seven chapters: Introduction, the contextualization of the practice developed, a reflective analysis on the pedagogical practice, the deepening of the Theme problem, and finally the final considerations, which are presented the conclusions, making an overview of the whole process of Teacher Training and prospecting professional future.In relation to the deepening of the problem, this theme has as its main issue, try to understand what the impact of Physical Education classes in the physical fitness of students, the sample is composed of 2 groups of students, a group of Core 7.º degree with an average age of 12,2 and another group of secondary of 12.th year with an average age of 16,9, this sample was evaluated in two moments through the test of kilometer and through the abdominal strength, and also a questionnaire was administered to students to understand what your level of extracurricular physical activity, so that we can present a greater rigor in the study.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/86650
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2018_João_Ribeiro.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

278
checked on Jan 14, 2020

Download(s)

272
checked on Jan 14, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons