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Title: Padrões de utilização das Redes Sociais na Adultez Emergente.
Other Titles: Patterns of Usage of Social Networking in Emerging Adulthood.
Authors: Assunção, Beatriz Alves de 
Orientador: Urbano, Pedro Manuel Malaquias Pires
Keywords: Redes Sociais; Internet; Adultez Emergente; Uso Problemático; Padrões de Utilização; Social Networking; Internet; Emerging Adulthood; Problematic Use; Usage Patterns
Issue Date: 1-Mar-2019
metadata.degois.publication.title: Padrões de utilização das Redes Sociais na Adultez Emergente.
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Como é sabido, as redes sociais e a internet têm vindo a tornar-se uma realidade à qual se tem verificado uma constante mudança, quer na sua evolução e utilização, assim como no tipo de serviços que têm vindo a oferecer aos utilizadores. No presente estudo, procurámos analisar os principais motivos de utilização das redes sociais, assim como alguns fatores que levem a uma maior utilização numa amostra de adultos emergentes. Para a realização do seguinte estudo foi utilizada a metodologia qualitativa descritiva, os dados foram recolhidos através de uma amostra não probabilística por conveniência, constituída por um total de 113 participantes, (N= 57; 50% do género masculino e N= 56; 50% do género feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos de idade, com média de idades os 21,6 anos [Desvio-Padrão (d.p.)= 2,33]. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada, constituída por um total de 46 questões, sendo 13 questões sociodemográficas e 33 questões sobre os padrões de utilização das redes sociais. A cada participante foi explicado o objetivo do estudo, o tipo de técnica utilizada e o tempo disponível para a recolha de dados, garantindo também a confidencialidade e o anonimato.Os resultados obtidos a partir deste estudo mostram que o principal motivo de utilização das redes sociais mais referido pelos participantes é principalmente pelo facto de permitir estabelecer contacto com amigos. Um dos aspetos que também concluímos deve-se ao facto das redes sociais proporcionarem formas de divulgação académica, assim como permitir aceder a informações ou a notícias. Por fim, foram identificados alguns fatores que poderão estar associados a uma maior utilização deste tipo de plataformas virtuais, como por exemplo, a solidão, autoestima, estilos de vinculação, estados de humor e níveis de neuroticismo.
As is known, social network and the internet have become a reality that has been constantly changing, both in their evolution and use, as well as in the types of services they have been offering users. In the present study we sought to analyze the main reasons for using social networks, as well as some factors that lead to greater use in a sample of emerging adults.A descriptive qualitative methodology was used, and the data was collected through a non-probabilistic convenience sample, consisting of 113 participants, (N= 57, 50% males and N= 56, 50% females), aged between 18 to 28 years, with a mean age of 21.6 years [Standard Deviation (SD= 2.33]. The participants answered a semi-structured interview, consisting of 46 questions, 13 sociodemographic questions and 33 questions about the patterns use of social networks. Each participant explained the purpose of the study, the type of technique used and the time available for data collection, also guaranteeing confidentiality and anonymity.The results obtained from this study show that the main reason for the use of social networks mentioned by the participants is mainly because it allows establishing contact with friends. Another finding from this study is that social networks provide forms of academic dissemination, while allowing participants to access information or news. Moreover, we identified some factors that could be associated with a greater use of this type of virtual platforms, such as loneliness, self-esteem, attachment styles, humor states and levels of neuroticism.
Description: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/86648
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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