Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86626
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
dc.contributor.authorTeixeira, Alberto João Carvalho Sobrinho-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:33:12Z-
dc.date.available2019-04-17T22:33:12Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86626-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractOs territórios são cada vez mais espaços inter-relacionais e dinâmicos, onde interagem um conjunto de fatores que contribuem para valorizar e reforçar a competitividade desse território. Hoje em dia, perante a liberalização do comércio mundial, as facilidades de deslocação e os baixos custos de comunicação, assistimos cada vez mais a uma intensa concorrência global interterritorial, pela captação de recursos (investimento, negócios, novos residentes, turistas) que contribuem para o seu desenvolvimento e prosperidade. É neste contexto, de forte competitividade entre territórios que surge o marketing territorial, como um recurso que não serve apenas para divulgar e promover uma nação, região ou cidade, mas como meio de planear e criar estratégias, que favoreçam o desenvolvimento local. O objetivo deste estudo é perceber a importância do fator localização para as entidades empresariais do concelho de Bragança. Partindo daí, espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para definir diretrizes à elaboração de um plano estratégico, que contribua para dinamizar o comércio e indústria produtiva do território. Trata-se de um estudo qualitativo, através da análise de vinte entrevistas realizadas a quatro stakeholders e dezasseis entidades empresariais, todos do concelho de Bragança. Pretende-se, através da experiência e conhecimento destes indivíduos, identificar dinâmicas positivas e negativas que estejam a acorrer no território, assim como, factos e eventualidades que podem constituir uma oportunidade ou uma ameaça para as empresas instaladas no concelho. Espera-se que os resultados desta investigação permitam definir orientações para tornar o território mais atrativo para as empresas forasteiras, aumentar a satisfação das empresas instaladas e contribuir para melhorar o nível de competitividade do concelho de Bragança perante o atual paradigma de globalização e acesa concorrência interterritorial.por
dc.description.abstractTerritories are increasingly more inter-relational and more dynamic spaces, where a set of factors interact in order to contribute, to enhance and to strengthen the competitiveness of this territory. Nowadays, given the liberalization of the world trade, ease of travel and low communication costs, we are witnessing an intense global interterritorial competition, attracting resources (investment, business, new residents, tourists) that contribute to development and prosperity. It is in this context, of a strong competitiveness between territories that territorial marketing arises, as a resource that not only serves to promote a nation, region or city, but as a means of planning and creating strategies that allows local development. The goal of this study is to understand the importance of the location factor for the business organizations of the Bragança municipality. From that point on, it is hoped that the obtained conclusions will contribute to the definition of guidelines for the elaboration of a strategic plan, which will contribute to boost the commerce and productive industry of the territory. This is a qualitative study, through the analysis of twenty interviews conducted, to four stakeholders and sixteen business organizations, all from Bragança municipality. It is intended, through the experience and knowledge of these individuals, to identify positive and negative dynamics that are taking place in the territory, as well as facts and eventualities that may constitute an opportunity or a threat to the companies installed in the municipality. It is expected that the results of this research will allow the definition of guidelines to make the territory more attractive to foreign companies, increase the satisfaction of installed companies and contribute to improve the level of competitiveness of the Bragança municipality considering the current paradigm of globalization and interterritorial competition.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectmarketing territorialpor
dc.subjectdesenvolvimento localpor
dc.subjectcompetitividade territorialpor
dc.subjectentidades empresariaispor
dc.subjectconcelho de Bragançapor
dc.subjectterritorial marketingeng
dc.subjectlocal developmenteng
dc.subjectterritorial competitivenesseng
dc.subjectbusiness organizationseng
dc.subjectBragança municipalityeng
dc.titleEmpreendedorismo e Regiões do Interior: Os Stakeholders e o Marketing Territorial na Terra Fria Transmontanapor
dc.title.alternativeEntrepreneurship and Regions of the Interior: Stakeholders and Territorial Marketing in the Terra Fria Transmontanaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFEUC-
degois.publication.titleEmpreendedorismo e Regiões do Interior: Os Stakeholders e o Marketing Territorial na Terra Fria Transmontanapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202220931-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTeixeira, Alberto João Carvalho Sobrinho::0000-0002-1580-4592-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriCosta, João Pedro Dias Fontes da-
uc.degree.elementojuriTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
uc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 50

522
Visto em 17/jul/2024

Downloads 50

764
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons