Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86624
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
dc.contributor.authorRamos, Gabriel José Chavez-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:33:09Z-
dc.date.available2019-04-17T22:33:09Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/86624-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractEste documento surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico (EP) trata-se assim de uma experiência, em contexto real, onde são aplicados todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação, desde o inicio da Licenciatura em Ciências do Desporto até ao MEEFEBS. Este Relatório encontra-se dividido em 5 capítulos. O primeiro capítulo será composto pela introdução do presente documento. No segundo capítulo será realizada uma contextualização da prática pedagógica onde estarão presentes as expectativas iniciais, a caracterização do meio escolar, do Grupo de Educação Física e caracterização da turma na qual foram lecionadas as aulas durante o EP. No terceiro consta uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, neste capítulo serão refletidos vários pontos como o planeamento, a curto, médio e longo prazo, a realização do processo de ensino-aprendizagem, refletindo sobre as várias dimensões de intervenção pedagógica e a avaliação, refletindo sobre os vários momentos de avaliação. No quarto capítulo será feita a abordagem do tema-problema, tentando perceber a influência da aula de Educação Física (EF) e de um treino de Condição Física na Aptidão Física dos alunos, analisando os dados e comparando com os valores de referência de cada teste. O quinto e último capítulo será a conclusão onde será feita uma reflexão final sobre o EP e as maiores dificuldades sentidas ao longo do percurso.por
dc.description.abstractThis document emerges within a Master’s Degree in the Teaching of Physical Education at Basic and Secondary High School by the Faculty of Sports Sciences and Physical Education in the University of Coimbra. The Teacher Training is an experience, in real context, where all the knowledge acquired throughout the academic education since the graduation in Sports Sciences until the Master’s Degree in Teaching, is applied. This report tis divided in 5 chapters. In the first chapter will be the introduction of the present document. In the second chapter will be presented the contextualization of the pedagogical practice that englobes the initial expectations of the internship, the characterization of the school environment, the characterization of the Physical Education Group and the characterization of the class in which the classes were taught during the Teacher Training. In the third chapter is made a reflexive analysis about the pedagogical practice, in this chapter will be treated different points such as the planning in its short, middle, and long terms, the conceiving of the planning thinking over the different dimensions of the pedagogical intervention and the evaluation and its different moments. In the fourth chapter a deeping topic approach will be made to understand the influence of the Physical Education class and of a Physical Condition Training have in the Physical Aptitude of the students, analyzing the data and comparing with the reference values of each test. The fifth and last chapter will be the conclusion where a reflection will be made about the Teacher Training and the greater difficulties experienced through this year.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Aptitudeeng
dc.subjectReflectioneng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA 12ºC NO ANO LETIVO 2017/2018por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING' REPORT DEVELOPED IN ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES WITH THE 12ºC CLASS IN THE 2017/2018 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA 12ºC NO ANO LETIVO 2017/2018por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202219569-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRamos, Gabriel José Chavez::0000-0003-3538-350X-
uc.degree.classification13-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria de Lurdes Barreto Ceia Casqueiro-
uc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_Gabriel_Ramos.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

275
checked on Feb 19, 2020

Download(s)

255
checked on Feb 19, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons