Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86584
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 11º 1D no ano letivo de 2017/2018
Other Titles: Teacher Training Report Developed in secondary school of Avelar Brotero, with the class of year 11 1D, in the school year of 2017/2018
Authors: Ribeiro, Marcelo Maurício 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexibilidade; Diferenciação Pedagógica; Processo Ensino-Aprendizagem; Pedagogic Internship; Physical Education; Reflexibility; Pedagogical Differentiation; Teaching-Learning Process
Issue Date: 12-Oct-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA DO 11º 1D NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Físicas da Universidade de Coimbra
Abstract: The document now presented by the candidate titled Teacher Training Report, consists in a summarised demonstration of the work conducted throughout the second year of Masters in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Teaching, the Faculty of Sports, Science and Physical Education of the University of Coimbra, and developed in secondary school of Avelar Brotero, with the 11º1D class, in the teaching year of 2017/2018. The intent throughout this report is to display all the knowledge and skills acquired in this Pedagogical Internship as well as perform a description and reflection of the activities conducted as an intern teacher in Physical Education.The following report was divided into three distinct sections in order to simplify its writing and comprehension. The first section focuses on contextualising the school practice in which the initial expectations, regarding the pedagogical internship and the setting of a school environment, are presented. Following that, in order to approach matters concerning planning, pedagogical intervention, evaluation, ethical and professional attitude and dilemmatic matters, a reflective analysis of the pedagogical practice was conducted. Lastly, to conclude, the subject matter of “Perceptions concerning the pedagogical intervention of different actors in a teaching-learning context – A comparison study between three curricular disciplines of a year 11 class of ESAB”, from which the results are discussed, shows which curricular discipline achieves the highest level of agreement between students and teacher.After the conclusion of this pedagogical internship its importance is unquestionable, since it allows us to test every form of knowledge acquired until this point and to put it into practice. This way, by practicing this, it is understood that there is always something that takes us to a continuous internal and intellectual sense of achievement, hence elevating the fascia of quality of the teaching-learning process as teachers.
O documento agora apresentado pelo candidato, intitulado “Relatório Final de Estágio Pedagógico”, consiste na apresentação, de forma resumida, do trabalho exercido ao longo do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 11º1D, no ano letivo 2017/2018.Através deste relatório, pretende-se evidenciar todos os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do Estágio Pedagógico, bem como, efetuar uma descrição e reflexão das atividades realizadas, enquanto professor estagiário de Educação Física.O presente relatório foi divido em três secções distintas, de forma a simplificar a sua realização e compreensão. No primeiro, pretende-se contextualizar a prática escolar, onde são apresentadas as expectativas iniciais relativas ao estágio pedagógico e o enquadramento do meio escolar vivido. De seguida, para que fossem abordados fatores relacionados com a prática pedagógica, como o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação, a atitude ético-profissional e questões dilemáticas, procedeu-se a uma análise reflexiva da prática pedagógica. Finalmente, e em tom de conclusão, aprofunda-se o tema-problema, “Perceções sobre a intervenção pedagógica de diferentes atores de um contexto de ensino-aprendizagem - Estudo comparativo entre três disciplinas curriculares de uma turma do 11º ano da ESAB”, a partir do qual se discutem os resultados e se demonstra qual a disciplina curricular, cujo nível de concordância entre alunos e professor é maior.Após a conclusão do estágio pedagógico, podemos concluir que a sua importância é inquestionável, uma vez que, este nos permite testar os conhecimentos adquiridos, até ao momento, e colocá-los em prática em contexto real. Deste modo, ao fazê-lo, entende-se que existe sempre algo que nos leva a uma contínua superação interior e intelectual, permitindo assim, aumentar as exigências da qualidade do processo ensino-aprendizagem, enquanto docentes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86584
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_2018_Marcelo_Ribeiro.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons